Cidade

Escolas da rede municipal realizaram o Dia da Família

Cerca de 40 instituições da rede municipal realizaram o Dia da Família na Escola

Avós, pais, irmãos, padrinhos, tias, mães, primos e amigos. É o retrato da família atualmente e, no sábado, foi o Dia da Família na Escola, uma proposta da Secretaria Municipal de Educação para promover um espalho de integração entre a comunidade educativa e a primeira escola: a família.
Na Escola Arthur de Melo Teixeira, no Uberaba I, a manhã de sábado (13), dia letivo no calendário escolar, teve a parceria do pai cantor, de orquestra e apresentações dos alunos.
Em diversas escolas aconteceram, simultaneamente, mais atividades, como café da manhã especial. No Cemei Solange Aparecida Cardoso, a Festa da Família aconteceu com tendas na rua, que foi fechada especialmente para a data. Foram realizados exames de HIV e outras doenças, aferição de pressão, orientações nutricionais, dentre outras.
Na Escola Municipal Uberaba, o dia foi mesmo da família, que ajudou a trocar lâmpadas, fazer diversos serviços na escola, com a comunidade, com os educadores e os alunos.
Pernas de pau, corrida, pintura, a criatividade rolou solta em quase todas as escolas da rede municipal. Cerca de 40 escolas fizeram uma manhã de diversão e união da família.
A proposta, segundo Gleicemar Barcelos, chefe do departamento de Projetos Especiais da Semed, as escolas capricharam para abrir os portões para as famílias se sentirem em casa. A meta do projeto Escola e Família é aproximar pessoas e integrar alunos, seus responsáveis e os educadores, no ambiente escolar. O trabalho é realizado em 14 escolas de ensino fundamental e atende com uma equipe multidisciplinar, trabalhando temas polêmicos e fazendo a mediação de conflitos.
Para Silvana Elias, nas escolas municipais de Uberaba, um paradigma foi quebrado: a festa das Mães e dos Pais, que antes restringia a comemoração alguns membros da família, retratando exatamente como são as famílias atualmente. “Não importa o desenho que a família tem; importa o amor e o cuidado entre quem a compõe”, finaliza. E enfatiza que a família é o primeiro laço com a educação. A escola tem o papel de dar continuidade na formação dessa criança e adolescente. Ela acredita que houve participação de cerca de 20 mil pessoas em todas as escolas que realizaram o Dia da Família na Escola.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.