DestaquePolítica

Executivo reduz o reajuste da tarifa de água para 6,8%

Atendendo ao pedido dos vereadores, o Prefeito Paulo Piau determinou ao Codau que fizesse um novo estudo para analisar a possibilidade de redução do reajuste aprovado de 9,8%. Durante as últimas 24 horas o estudo foi realizado e o Comitê Municipal de Regulação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico (Comsab) foi convocado para nova reunião para reavaliação do índice.
A decisão do Comsab, a instância colegiada de caráter técnico-executivo e consultivo, para a regulação dos serviços públicos de saneamento, que detém a prerrogativa de deliberar sobre reajuste tarifário, foi pela aprovação da nova proposta de 6,8%, com validade mantida para janeiro de 2019.
O índice equivale a 38,18% abaixo do IGPM, índice da FGV que leva em consideração a inflação de bens de consumo e produção, além de outros como aluguéis, transportes e tarifas públicas. Para o cálculo do IGPM foi considerado o período dos últimos 12 meses, compreendido entre novembro de 2017 a outubro deste ano, e neste intervalo ficou em 10.8074%. Para o reajuste tarifário, além do índice do IGPM, também são considerados os principais custos referentes à distribuição de água, como o aumento no preço da energia elétrica e dos combustíveis.
A proposta foi comunicada em reunião do prefeito Paulo Piau e do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto ao presidente da Câmara em exercício, Agnaldo Silva e ao líder do prefeito, Rubério Santos. Nesta reunião, o prefeito explicou que será feito um esforço coletivo, a pedido dos vereadores, para que o custeio do Codau seja reduzido ainda mais, além das horas extras, retirada de gratificações e na implementação de um programa de eficiência energética.
‘Os vereadores foram os grandes responsáveis por essa readequação. A conta de água para quem paga até 10m3 será em 2019 de R$ 49,96. A grande maioria dos nossos consumidores está dentro deste faixa de consumo. Eles serão os grandes beneficiados com a ação dos vereadores’, ressaltou Guaritá.
A Prefeitura de Uberaba e o Codau destacam que a tarifa de água da autarquia é a 5ª mais barata, entre os 100 maiores municípios brasileiros, conforme apontou pesquisa do Instituto Trata Brasil, que desenvolve este ranking nacional com base nos dados do Ministério das Cidades. Em Minas Gerais o valor da tarifa de Uberaba é quase que a metade da tarifa da Copasa, que atende a grande maioria dos municípios mineiros.

Redução do reajuste não atende às expectativas – a Câmara Municipal de Uberaba se mantém mobilizada em favor dos interesses da maioria da população e os vereadores avaliam que houve avanço na decisão do Codau, mediante aprovação do Comitê Municipal de Regulação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico (Comsab), de reduzir o reajuste da tarifa de água que seria de 9,8% para 6,8% a partir de janeiro.
Contudo, a redução de três pontos percentuais na majoração ainda fica aquém da expectativa dos vereadores, visto que vários outros indexadores da economia, que serão usados para repor salários dos trabalhadores, estão abaixo dos 6,8%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE, nos últimos 12 meses acumula 4,18%. A previsão de reajuste do Salário Mínimo para janeiro é de 5,45%, portanto abaixo dos 6,8% aprovado pelo Comsab.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.