CidadeNotícias

ExpoGenética 2018 contará com feira Pró-Genética

Faltando pouco mais de um mês para a maior feira de animais avaliados no país, a programação da ExpoGenética 2018 segue apresentando novidades e eventos. Entre eles, uma edição do Pró-Genética, no Parque Fernando Costa, durante o período da feira. “Essa é uma feira para debater a genética, e apresentá-la de forma democrática, então nada mais coerente que realizarmos uma edição do Pró-Genética durante esse período. Teremos um pavilhão exclusivo para comercialização de touros melhoradores, com 12 currais. E essa oportunidade está aberta a todos os criadores que estiverem interessados em participar, ofertando animais”, explica Rivaldo Machado Borges Jr., diretor da ABCZ.
Rivaldo revela que entre as exigências para a inscrição de animais está a idade, que deve ser de 18 até 42 meses, tendo como data-base o dia 20 de agosto de 2018. É necessário também possuir Registro Genealógico Definitivo (RGD), exame andrológico positivo e exames negativos para Brucelose e Tuberculose.
Os touros precisam ainda participar de algum Programa de Melhoramento Genético oficializado junto ao MAPA, além de possuir avaliação genética com índice TOP até 20%. No caso dos animais de seleção para leite, será exigida também avaliação genética própria positiva ou média da avaliação genética dos pais, sempre com origem em programas oficiais de melhoramento genético. “Além de todos esses requisitos, que já são tradicionais para as feiras Pró-Genética, dessa vez estamos pedindo aos criadores que enviem imagens dos animais. A gravação pode ser feita com próprio celular do criador ou gerente da fazenda. Nosso objetivo é conhecer um pouco mais desses touros, já que sabemos da qualidade zootécnica dos animais expostos na ExpoGenética”, ressalta Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.
O prazo de inscrições já foi aberto e segue até o dia 30 de julho, podendo cada criador participar com até dois animais por raça. Somente serão aceitas inscrições feitas pelos seus próprios criadores, sendo rejeitadas aquelas referentes a animais adquiridos de terceiros, exceto naqueles casos em que os touros tenham origem como cria ao pé de matrizes adquiridas de terceiros, as quais devem estar devidamente transferidas para o vendedor.
Vale ressaltar que se após o fim do prazo o número de touros inscritos for menor que a disponibilidade de currais, a diferença poderá ser completada pelos criadores que já possuam touros inscritos. Caso não haja interesse, estas vagas poderão ser preenchidas por outros criadores, até 72 horas antes do início da feira.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.