Cidade

FCU promove Encontro Municipal de Cultura

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) realizará o “Encontro Municipal de Cultura 2019”. O evento será promovido no Memorial Chico Xavier, no dia 31 de maio, a partir das 20h e no dia 1º de junho, às 9h. No segundo dia de atividades os participantes poderão contar com grupos de discussão voltados para 11 eixos temáticos. O encontro é uma homenagem ao artista Uberabense Aldo Roberto Silva, conhecido como “Salsichachau”.
Segundo o organizador do evento, Adriano Leal o intuito é analisar as políticas e interligar a população. “Vamos rever a política cultural do município, ouvindo a sociedade civil e os agentes culturais. O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques deliberou que fosse feito um encontro para reunir todos os agentes culturais e ver o que foi feito de bom e propor novas políticas culturais a serem desenvolvidas até o final de 2020”, pontua Adriano.
O Governo Federal por meio do secretário Nacional de Cultura, Henrique Pires estará presente para palestrar e explicar a política nacional de cultura para os anos de 2019 à 2022. Será um momento para os representantes e agentes culturais absorverem e entenderem como serão apresentados os projetos de capacitação, preservação e entretenimento dentro da área cultural. Ainda não há confirmação da presença da Secretaria Estadual de Cultura, mas espera-se um representante para o evento.
Haverá emissão de certificado para os participantes dos eixos de debate. Durante o encontro também será desenvolvida a eleição para o novo Conselho Municipal de Cultura, onde os agentes culturais poderão se candidatar. Dentre eles: ONG’s, setores de dança, teatro e arte circense, literatura, cultura popular, artesanato, patrimônio arquitetônico e urbanístico, música e cultura afro.

Eixos de debate

Eixo 1 – “Cultura aliada ao trabalho, desenvolvimento econômico, social e cultural”.
Eixo 2 – “Educação aliada à cultura na transformação da sociedade”.
Eixo 3 – “Cultura e ações afirmativas no desenvolvimento da cidadania”.
Eixo 4 – “O papel da mulher na construção da cidadania”.
Eixo 5 – “Povos e comunidades tradicionais desenvolvendo cultura”.
Eixo 6 – “Juventude e empoderamento cultural”.
Eixo 7 – “Segurança pública aliada a políticas culturais”.
Eixo 8 – “Combate ao preconceito institucional/fortalecimento dos órgãos de cultura no setor público”.
Eixo 9 – “Mídia e cultura sob a ótica do poder público”.
Eixo 10 – “Preservação do patrimônio histórico e responsabilidade administrativa aliada à cultura”.
Eixo 11 – “Empresas e produtores culturais fazendo cultura”.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.