CidadeDestaque

Fiéis comemoram dia de N.S. Aparecida hoje

Danilo Cruvinel

 

Hoje, fiéis e devotos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, padre Gilberto Carlos de Araújo, conta que uma programação especial foi preparada para celebrar a padroeira do Brasil.
“As celebrações começam a partir das 6h e temos uma intensa atividade com celebrações a cada hora e meia. Damos início às 6h com a alvorada de fogos e participação da banda do 4° BPM. Acolhemos o povo, abrimos as portas da igreja e as celebrações seguem até às 17h30, quando acontece a missa de encerramento, com a procissão pelo bairro Santa Maria e na chegada da imagem, fazemos uma coroação. Não só a da festa, ou seja, o término da festa, mas reconhecendo, ao colocar a coroa na cabeça de N.S. Aparecida, que ela é a nossa mãe” explicou.
Conforme cronograma divulgado pela Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, a primeira missa dessa sexta-feira acontece às 6h30, com o padre José Alves Caetano, da Paróquia São Galvão. Já a celebração eucarística das 8h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto. Programação religiosa segue com missas às 9h30, com o padre Fábio Meira dos Santos (Paróquia Santa Bárbara); às 11h, com o monsenhor Geraldo Magela de Faria (Comunidade N.S. Rainha da Paz); às 13h, com o padre Saulo Emílio Pinheiro Moraes (Paróquia São Mateus); e às 14h30, com o padre Alex Pereira dos Santos (Paróquia de Santa Cruz e de N.S. das Dores).
Às 16h, está programada a oração do terço e às 17h30 será realizada a Missa Campal, com o pároco da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, padre Gilberto Carlos de Araújo. Em seguida, acontece a procissão pelas ruas do bairro Santa Maria e a coroação da santa. “A cada ano fazemos a procissão em um sentido diferente. No ano passado, seguimos em direção ao Aeroporto, descemos a rua Goiás e retornamos pela avenida Afrânio de Azevedo. Em 2018, vamos fazer ao contrário: vamos seguir pela avenida Santos Dumont, até próximo do MartMinas, subimos pela rua Goiás e retornamos pela avenida Afrânio de Azevedo”, elucidou.
Padre Gilberto lembrou que a Festa de N.S. Aparecida, em 2018, teve início no dia 28 de setembro. “Geralmente, nós fazemos uma prévia da festa, com uma missa de abertura e envio de quem vai trabalhar, que esse ano aconteceu no dia 28 de setembro. Temos também a missa sertaneja, sempre depois da missa de envio. Em 2018, também fizemos uma missa dedicada aos leigos, porque esse ano a igreja, no Brasil, comemora o ano dos leigos, dos homens e das mulheres que trabalham e constroem a vida da comunidade. Após esse tríduo, no dia 3, iniciamos o novenário de N.S. Aparecida. Foram nove dias de oração, com a celebração da eucaristia, preparando a comunidade para o grande dia, que é hoje, dia 12”, comentou.
Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja ainda falou sobre a participação dos fiéis ao longo da festa. “Como é uma devoção mariana e especialmente ligada à N.S. Aparecida, é sempre uma boa participação. Temos sempre uma quantidade boa de pessoas participando, seja nas novenas e especialmente no dia 12. O ano passado, como foi a celebração dos 300 anos do encontro da imagem, a participação do público foi maior, até porque existia uma expectativa muito grande. E esse ano não tivemos nenhum sentimento de decepção com a participação. Foi um número crescente desde o primeiro dia da Festa. Para esta sexta-feira (12), a expectativa é que tenhamos em todas as celebrações uma grande participação dos fiéis e também no encerramento, que normalmente é um número ainda maior de pessoas”, pontuou.

– Em 2018, a Festa de N.S. Aparecida tem como tema “40 anos de evangelização. Leigos e leigas construindo a vida da comunidade”. “Cada ano escolhemos um tema ou ligado a Campanha da Fraternidade ou a história da vida da comunidade. Como a Paróquia completa 40 anos, em novembro de criação e em dezembro de instalação, quisemos já criar esse clima dentro do período da Festa de N.S. Aparecida e lembrar que ao longo desses anos, a comunidade foi se construindo com o trabalho de homens, mulheres, leigos, dos pastores padres que passaram por aqui e nós quisemos colocar isso dentro da dinâmica da festa. Ou seja, dentro desses nove dias, além do dia 12, lembrarmos da vida dessas pessoas, que com o seu trabalho construíram a vida da comunidade. Isso ressaltou muito bem essa atividade de homens e mulheres que foram construindo a vida da comunidade. Sempre na esperança de continuar. É isso que nós queremos deixar claro: nós construímos até agora, mas a construção não para por aqui. Continuamos a caminhada da comunidade, contando com a colaboração dessas pessoas que nos ajudam a construir a vida da comunidade”, acrescentou.

Programação social – Padre Gilberto ainda reiterou que a Festa de N.S. Aparecida também conta com programação social, preparada pela comissão da festa. A quermesse conta com comidas típicas, bingos e leilões. Nessa sexta-feira (12), será realizado bingo especial com prêmio de R$ 2 mil. “Logo após a coroação e a queima de fogos, temos o último dia de quermesse, que acontece no salão ao lado da igreja”, completou.

Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, padre Gilberto Carlos de Araújo, fala sobre a Festa de N.S. Aparecida
Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.