Cidade

Fiemg Regional orienta indústrias nas obrigações legais ambientais

Os especialistas alertaram os participantes que descumprimento das obrigações ambientais pode acarretar multa de até R$ 363.811,50, conforme o caso

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande reuniu cerca de 50 representantes de indústrias de Uberaba e região para repassar orientações sobre as Obrigações Legais Ambientais de 2019 e facilitar, por meio da informação, a execução da legislação. A palestra, ministrada no auditório da instituição, trouxe questões importantes e espaço para debate entre os participantes.
Para que a indústria esteja em conformidade ambiental com os diversos órgãos fiscalizadores, há uma série de itens que necessitam ser atendidos. É preciso atentar-se para os prazos de atendimento de condicionantes, envio de informações ambientais, pagamento de taxas, monitoramento de parâmetros ambientais, evitando, assim, a geração de multas e até mesmo a perda da licença concedida.
No evento, os participantes se informaram com o advogado de Meio Ambiente da Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, Henrique Damásio Soares, sobre as obrigações legais, como cadastro Técnico Federal e Estadual, Taxas de Controle e Fiscalização Ambiental, Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras, Inventário de Resíduos Sólidos Industriais e Declaração de Áreas Contaminadas.
Foi debatida também com o analista ambiental da Fiemg, Deivid Lucas de Oliveira, a Gestão de Recursos Hídricos, com ênfases sobre a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos, Tipos de outorga e procedimentos, Sistema Federal de Regulação de Uso – REGLA, Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos – DAURH, Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos em MG – SISCAD, Cobrança Pelo Uso da Àgua, Declaração de Carga Poluidora e Obrigatoriedade de Instalação de Medidores “Resolução 2.302/2015”.
O analista ambiental da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Hudson Torres, destaca que as penalidades aplicadas pelos órgãos de fiscalização ambiental podem, além de comprometer o funcionamento de uma indústria, gerar multas da ordem de R$363.811,50. “O papel da Fiemg, além da defesa de interesse da indústria, é promover condições para que o empresário esteja orientado em dia com as obrigações legais ambientais”, finaliza Hudson.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.