Cidade

Fumacê inicia novo cronograma semanal

O UBV pesado (fumacê) iniciou ontem novo ciclo de combate e prevenção ao aedes aegypti em Uberaba. Os veículos seguem cronograma, percorrendo os mesmos bairros de segunda a quinta-feira, para melhorar a eficiência dos trabalhos ante ao grande volume de chuvas nas últimas semanas.
A seleção dos bairros segue o número de notificações de casos suspeitos de dengue como critério, de acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde e não são realizados agendamentos.
Já os motofogs seguem o cronograma de quatro ciclos semanais, em que as motos com o inseticida percorrem os bairros por quatro semanas, para atingir os mosquitos que surgirem entre uma semana e outra. As equipes dos dois serviços percorrem os bairros da cidade, agindo contra os mosquitos adultos, em dois períodos do dia, das 5 às 7 horas e das 17 às 22 horas, de segunda a sexta.
Fumacê – Durante esta semana, (1º a 5), as equipes do fumacê percorrerão o bairro Boa Vista, Vila Leandro, Vila Militar e conjunto Manoel Mendes durante a manhã, enquanto à tarde/noite, o percurso será nos bairros Bela Vista, Vallim de Melo II, Recreio dos Bandeirantes, Morada Du Park, Morumbi, Morumbi II e Portal Beija Flor. Na segunda, dia 8, os veículos iniciam novo cronograma.

Orientações – Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que a mudança de metodologia aconteceu orque a água da chuva atrapalha a dispersão do inseticida, assim os veículos não podem atuar em caso de chuva na hora das atividades. Ela enfatiza que devido o pulverizador do fumacê só ficar voltado para um lado, durante o trajeto, para atender os dois lados da rua, em alguns momentos a caminhonete precisa circular na contramão. “Por isso pedimos a compreensão e a ajuda da população, abrindo as janelas de casa quando o fumacê estiver passando para maior a lcance do produto e se a pessoas estiver andando na rua, passar para o outro lado da rua, pois precisamos jogar o inseticida dos dois lados”, solicita Lara.

Motofogs – Os motofogs entram no terceiro ciclo semanal, seguindo o mesmo cronograma da semana passada. Nesta segunda-feira (1º), percorrem a Vila Olímpica e o Valim de Melo I na parte da manhã e o Parque das Américas à tarde. Na terça (2), passam pelo Centro durante a manhã, e São Benedito durante a tarde. Na quarta (3) de manhã, visitam o Residencial Estados Unidos e Vila Arquelau, enquanto à tarde será a vez do bairro Abadia.
Na quinta-feira (4), os motofogs estarão no Maringá e Cidade Jardim durante a manhã, enquanto o percurso da tarde será no Leblon e Ponte Alta. Na sexta (5), das 5 às 7 horas, os motofogs iniciam os trabalhos no Jardim São Bento e Morada do Sol, enquanto no período da tarde/noite, das 17 às 22 horas, o percurso será no Jardim Induberaba, Vila São Cristóvão e Residencial 2000.
Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.