Cidade

Fundação Cultural receberá exposição que valoriza a riqueza da Cultura Afro

A Fundação Cultural de Uberaba receberá, hoje, às 16h, na Galeria de Artes Rachel Machado, o lançamento da exposição “Vanguarda da Resistência – A Cultura Negra através das gerações”. A exposição conta com a participação de Alexandra Afonso, Pretta Moreno, Cecilia Leite e Thiago Santos Costa. A abertura também terá a participação de José Maria Madureira declamando poesias e Bruno Gonscofe apresentando danças afro.
A responsável pela Galeria e chefe de Seção, Karina de Oliveira, explica que é importante enaltecer a riqueza da Cultura Afro. A exposição ficará na Fundação Cultural até o dia 26 de novembro. O endereço é Praça Rui Barbosa, 356, no Centro.

Os artistas – A artista plástica Alexandra Afonso já expôs suas obras em várias galerias do Brasil. E além de atuar como artista, Alexandra também atua como professora de alunos da inclusão na Escola Municipal Maria Laurencina Palmério. Através destas aulas, os alunos aprenderam as técnicas de desenho e pintura com a temática afro-brasileira. E assim deram vida ao que antes eram apenas ideias.
A artista plástica Pretta Moreno atua como educadora na Creche Comunitária Casa do Menor Coração de Maria. A fotógrafa Cecilia Leite, também atuou com Pretta. O intuito das fotos é o empoderamento e o olhar dos jovens para mundo. A maioria dos alunos da Casa é negra.
Thiago Santos Costa é natural do Rio de Janeiro, e escolheu a cidade de Uberaba para viver. Autodidata, o artista cria suas obras de forma intuitiva e, para a queima, utiliza um forno de alvenaria rústica instalado em seu ateliê Amo Ire– Barro da prosperidade.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.