Veículos

Fusca

Produção da 1ª unidade no Brasil completa 60 anos

Primeiras unidades do Fusca fabricadas no Brasil

Há 60 anos, em 3 de janeiro de 1959, saíam da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) as primeiras unidades do Fusca nacional. Naquela época, ele era conhecido pelo nome de Sedan.
Durante as décadas seguintes, a Volkswagen produziria ainda outros 3,3 milhões exemplares de um dos carros mais emblemáticos do país, carinhosamente chamado também de Besouro.
O Fusca foi o primeiro grande sucesso da indústria automotiva brasileira. Lançado no início de 1959, ele encerraria aquele ano como o carro mais vendido do país.

1º Fusca feito no Brasil completa 60 anos

Linha do tempo mostra fatos importantes nesse período

Curiosamente, a produção começou antes mesmo de a fábrica ser inaugurada oficialmente, fato que aconteceria somente em novembro daquele ano, quando o presidente Juscelino Kubitschek desfilou em um Fusca conversível pelos corredores do local.
Na época, 54% dos componentes do Fusca eram produzidos no Brasil – índice que cresceu com o passar dos anos. O tempo também ajudou o pequeno carro a ganhar melhorias.

Presidente Juscelino Kubitschek inaugura a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, SP, em novembro de 1959

‘Fuscão’

Fusca 1967

Em 1967, o motor de 1.200 cm³ e míseros 36 cavalos foi substituído pelo de 1.300 cm³ e 46 cv. Três anos depois, o Fusca também passou a ser oferecido com um motor maior, de 1.500 cm³ e 52 cv.
O “Fuscão”, como ficou conhecido, também trazia pequenas mudanças visuais, como lanternas redesenhadas e capô com maior abertura para ventilação. A marca de 1 milhão de unidades produzidas foi alcançada em 1972.
Nos anos seguintes, o Fusca ganhou novos equipamentos, como cinto de segurança, carburadores melhorados e discretas mudanças visuais, além do motor de 1.600 cm³ e 65 cv.

‘Segunda vida’
O nome Fusca só seria adotado de forma oficial em 1983. Coincidentemente, neste ano o Fusca perderia a liderança do mercado nacional após 24 anos. Em 1986 a Volkswagen encerrou a produção do Fusca (pela primeira vez).
Sete anos depois, o presidente Itamar Franco sugere que a Volkswagen volte a produzir o Fusca. A fabricante atendeu ao pedido, e retomou a produção. Externamente, poucas eram as novidades. Por dentro, novo quadro de instrumentos, volante vindo do Gol e estofamentos renovados.
A “segunda vida” do Fusca durou três anos, até 1996. A produção foi encerrada com a Série Ouro, edição especial, limitada a 1.500 exemplares.
No mesmo ano, a Volkswagen criava sua página na internet, mostrando que o pequeno besouro se mostrava ultrapassado em uma época de grandes mudanças, não só na indústria automotiva, como no mundo.

Presidente Itamar Franco ao lado do Fusca 1993; presidente sugeriu à Volkswagen voltar a produzir o modelo
Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.