Estado de Minas

Governador em exercício, Brant, recebe o ministro da Cidadania

Brant ressaltou a importância da união de esforços entre governos estadual, federal e municipal

O governador em exercício, Paulo Brant, se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na tarde de quinta-feira (11) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante o encontro, foram discutidos projetos e ações para a revitalização e desenvolvimento social e econômico da cidade de Brumadinho, na região metropolitana da capital, que foi atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em janeiro deste ano.
Brant ressaltou a importância da união de esforços entre governos estadual, federal e municipal em prol do município e de toda a região afetada. “São necessidades de assistência à população atingida. A gente está tentando criar maneiras de atenuar um pouco o drama daquelas pessoas. E, no segundo momento, criar alternativas, já que a mineração correspondia a 70% da atividade econômica do município. Temos que aproveitar esse evento para relançar Brumadinho e fazer dessa tragédia lamentável um momento de desenvolvimento do município, de recriação de alternativas econômicas e de apoio às pessoas que foram atingidas. O apoio do ministro e do governo federal é fundamental para a gente fazer um bom trabalho”, afirmou o governador em exercício.
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, fez uma visita em Brumadinho na sexta-feira (12) para conhecer de perto a realidade e buscar maneiras de auxiliar a retomada do desenvolvimento local. Ele ressaltou o trabalho realizado pelo Estado em apoio às vítimas.
“Viemos aqui para nos articularmos nas ações de Brumadinho. O protagonismo é do Estado de Minas Gerais, viemos para ajudar. Se os governos se unirem, e com a parceria da iniciativa privada também, vamos fazer uma revolução em Brumadinho. Nós vamos mudar os arranjos produtivos locais, viabilizar e incrementar a pequena propriedade rural, vamos ter novas possibilidades de indústrias lá, na área da educação, e principalmente na área do turismo”, afirmou o ministro.
O encontro desta quinta-feira ainda contou com a participação de diversos órgãos do governo federal. Estiveram presentes o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra; o secretário especial da Cultura, José Henrique Pires; o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Futuro; e demais secretários e representantes da União. Pelo Governo de Minas, participaram o secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos, a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Evandro Borges.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.