DestaqueEstado de Minas

Governo fomenta intercâmbio na rede estadual de ensino

Na rede estadual de ensino mineira, a educação é trabalhada como ferramenta para eliminar fronteiras e aproximar diferentes culturas. Desde fevereiro, esse princípio ficou ainda mais forte. Haifa Kabay é tailandesa e, durante um ano, cursará o 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A ação é resultado do projeto de intercâmbio estudantil “Cidadãos Globais”, desenvolvido pela Fundação Helena Antipoff, responsável pela escola, em parceria com a empresa Ibiritermo e a AFS Intercultura Brasil.
Para a chegada de Haifa, a escola promoveu uma série de conversas com os alunos. “Falamos com os estudantes sobre a cultura da Tailândia e um pouco sobre a história da Haifa. Pedi para eles ajudarem na sua adaptação e prestarem atenção aos pequenos detalhes. Ela não come carne de porco, por exemplo, então pedi a eles para ficarem atentos na hora da merenda e sempre respeitarem os costumes da nova colega”, afirma a coordenadora do projeto e conselheira da estudante, Carolina Lobo Silva.
“As minhas primeiras semanas foram muito boas, felizes e sem problemas. Tudo é divertido. Tenho aprendido a fazer doces com a família que me recebeu, faço comida tailandesa para eles, conquistei amigos na escola. Tudo o que fiz em uma semana foi importante. A família daqui me disse que esta é a minha casa. Nós somos a mesma família. E que eles me amam assim como se eu fosse a filha deles”, conta a garota.
Na escola, Milena Sampaio de Oliveira Silva é a melhor amiga de Haifa e ajuda nos estudos e na comunicação com os outros colegas. “Nós viramos melhores amigas, emprestei livros e expliquei a matéria. Ela super se adaptou. Traduzimos algumas coisas para o inglês e depois explicamos em português para ela pegar. Ela é muito inteligente”, diz.
Receber uma colega de outro país tem agradado aos estudantes da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo. “A experiência é muito legal. Faz a gente conhecer a cultura do outro. Depois que ela chegou, comecei a ter um olhar totalmente diferente sobre muçulmanos, cultura e costumes. Ela também passou a conhecer um pouco mais sobre nós”, conclui Milena.

Itália – Desde o final de janeiro deste ano, os estudantes da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, Laura Moura Campos e Vinicius Sabino Pires, participam de um intercâmbio na Itália. No país europeu, eles estão cursando o 3º ano do ensino médio.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.