DestaqueSaúde

Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos está em consulta pública

A chegada de uma criança à família traz amor, surpresa, felicidade e muitas dúvidas –principalmente sobre alimentação. Amamentar até que idade? Quando começar a dar alimentos? Que alimentos posso oferecer para bebê? O que é recomendado?
Para ajudar os pais e responsáveis, foi criado o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos, em 2002, com orientações sobre amamentação, introdução alimentar e alimentação de toda a família. Afinal, os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, para a formação de hábitos e para sua saúde durante toda a vida. A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo.
Atualização do Guia – Neste ano, o Guia será atualizado. O documento está em consulta pública até 25 de agosto e sua participação é fundamental. O Ministério da Saúde quer receber contribuições como críticas e sugestões, para melhoria do documento, tanto de conteúdo como de forma.
Acesse o link: e faça as suas contribuições, por meio do site: www.portalms.saude.gov.br/audiencias-e-consultas-publicas
A nova edição do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos está alinhada com o Guia Alimentar para a População Brasileira e traz recomendações e informações sobre como alimentar crianças nos dois primeiros anos de vida para promover saúde, crescimento e desenvolvimento. Pretende ser um apoio à família no cuidado cotidiano à criança, tanto nos momentos de dúvida durante o aleitamento materno como no enfrentamento aos desafios cotidianos, no estímulo à prática da cozinha e do comer juntos.
O documento pretende, também, subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores, e ser um instrumento de orientação para políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras. É essa a perspectiva, apresentar as informações necessárias para incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.