ColunasMarcos Moreno - Moreno Pet News

Heranças milionárias para pets

“Cuidarei enquanto puder” – esse é o pensamento de muita gente que tem animais de estimação. Porém, dessa forma, esses tutores se comprometem apenas com o presente e não com o futuro de seus amados companheiros. É preciso ter em mente que muitos tutores, não importa a idade, morrem antes de seus cães e gatos, e os bens acabam indo, muitas vezes, para familiares que deixam os animais à própria sorte.
Além disso, nem sempre a família tem condições de assumir os animais do falecido e, aliás, nem tem obrigação, ainda mais quando são muitos os “órfãos de quatro patas”. Por isso é importante fazer um testamento designando, conforme a lei brasileira permite, até 50% da herança a uma pessoa ou entidade de confiança que possa cuidar dos animais. Os outros 50% ficam obrigatoriamente para descendentes, salvo casos em que essas pessoas possam ser deserdadas ou excluídas da herança.

Gatinha de Lagerfeld ficará com herança?
O tema de herança deixada para os animais reacendeu em todo o mundo com a notícia de que a gatinha Choupette teria herdado 195 milhões de dólares do estilista Karl Lagerfeld por ocasião de sua recente morte, mas não poderia ter sido designada como herdeira segundo as leis francesas.
Na França, assim como em muitos países, os bens só podem ser designados a pessoas físicas e jurídicas, parentes ou não do falecido, e o fato da Choupette ser citada como herdeira direta poderia causar o anulamento do testamento.
“Sabe-se que o estilista não tem filhos biológicos e, de família direta, apenas se conhece uma irmã e uma meia-irmã com as quais não falava há décadas. Aliás, Lagerfeld disse mesmo ao New York Times que a sua verdadeira família eram os modelos e assistentes com quem trabalhava”.
“Assim, perante este cenário, o familiar mais próximo seria o afilhado Hudson Kroenig. Filho de Brad Kroenig, um dos modelos preferidos de Lagerfeld, Hudson tornou-se, desde muito cedo, uma companhia habitual de Lagerfeld nos desfiles, nos quais estreou com apenas 2 anos. Esse rapaz perfilava-se como um dos herdeiros do estilista”. Portanto, Choupette, embora milionária, dependerá dos cuidados dos herdeiros reconhecidos pela lei francesa.

O Pastor Alemão Gunther III
Se fosse na Alemanha, por exemplo, toda a fortuna poderia ser deixada para alguém que se incumbisse de cuidar de Choupette por toda sua vida. Foi o que fez a condessa alemã Carlotta Liebenstein, em 1991, deixando a seu pastor alemão Gunther III, 60 milhões de dólares. Ele ficou aos cuidados de dois funcionários da condessa. Gunther IV, filho do pastor da condessa, herdou do pai outra fortuna, sabiamente multiplicada pelos herdeiros humanos, e é hoje considerado o animal mais rico do mundo com 372 milhões de dólares.
Freddie Mercury, da banda Queen, destinou boa parte de sua herança a sua amiga Mary Austin em testamento e, principalmente, a mansão onde ficavam seus gatos. Outras celebridades pelo mundo afora também já manifestaram publicamente seus desejos de deixarem os animais de estimação com uma farta conta bancária. É o caso da apresentadora Oprah Winfrey que já destinou 30 milhões de dólares aos seus cães e da atriz Drew Barrymore que deixará para sua cadelinha Flossie um imóvel avaliado em US$ 3 milhões.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar