Esportes

Inaugurado o Ambulatório de Medicina Esportiva Alberto Moraes

Ambulatório de Medicina Esportiva inaugurado na quarta-feira presta homenagem ao massagista Sr. Moraes

A Prefeitura de Uberaba em uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) inaugurou na tarde de quarta-feira (10) o Ambulatório de Medicina Esportiva Alberto Moraes (Sr. Moraes), homenageando um massagista que já bastante idoso serviu ao esporte uberabense em várias modalidades.
O prefeito Paulo Piau considera o projeto uma vitória para a cidade, mas em especial para o atleta amador. “Aquele atleta que não possui plano de saúde, agora vai passar por tratamentos adequados e de primeira qualidade, de forma gratuita” afirma.
O presidente da Funel, Luiz Alberto Medina se diz realizado com esse projeto tão sonhado, de tratamento clínico, nutricional e fisioterápico aos atletas uberabenses incapacitados de arcar com os custos desses procedimentos médicos. “O objetivo final é dar dignamente oportunidade a quem não tem condições financeiras e que nunca teve acesso a um tratamento”, completou Medina.
A filha do homenageado, Regina Moraes se disse emocionada pela lembrança do nome de seu pai para dar nome ao ambulatório e, mais ainda por ter sido [a homenagem] em vida e que por isso agradeceu à Funel. Senhor Alberto Moraes, hoje com 95 anos, também se emocionou e nem conseguiu fazer um pronunciamento, mas garantiu que na manhã desta quarta-feira (10) destravou a coluna de um médico com sua massagem.

O projeto – Visa a atender atletas uberabenses, de forma gratuita e com profissionais de alto nível e conhecimento nas áreas de medicina, fisioterapia e nutrição. Funcionará a partir do momento em que o atleta lesionado se encontrar em tratamento conservador será prontamente referenciado ao Ambulatório de Medicina Esportiva, e o tratamento continuará já na semana do evento traumático.
Por outro lado, caso o atleta necessite de tratamento cirúrgico, o mesmo contará com a disponibilidade de atendimento no ambulatório pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contando com um dia semanal para o atendimento ambulatorial e tratamento cirúrgico de patologias ortopédicas.
Já os atletas que necessitarem de atendimento de urgência serão imediatamente conduzidos para o local de pronto atendimento, o médico será contatado para a realização do atendimento do paciente, e neste local serão realizados os exames médicos necessários para tratamento em fase aguda.
Os pacientes serão encaminhados para os seguintes locais: para pronto atendimento – Unidade de Pronto Atendimento do São Benedito; exames médicos – Unidade de Pronto Atendimento São Benedito; exames médicos emergenciais – Hospitais Referenciados (Ambulatório e Hospitais referenciados em casos eletivos; atendimento médico no ambulatório instalado na própria Funel; atendimento cirúrgico – Hospitais Referenciados (Ambulatório de Traumatologia do Esporte – Hospital Mario Palmério e Hospital Regional); reabilitação – Centro de Reabilitação de Universidades Parceiras / Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Centro de Iniciação ao Esporte).
O fluxo de atendimento seguirá os seguintes critérios: o atleta ser cadastrado na Funel em ficha própria; o atleta deverá passar anteriormente pelo médico com especialidade do esporte (Funel) se verificado possível lesão e necessidade de exames ao Hospital Mário Palmério e Hospital Regional (exames, intervenções cirúrgicas, etc) e ou para o setor de fisioterapia diretamente (Funel); em caso de urgência ortopédica, o paciente será encaminhado para a UPA São Benedito, se necessário, deverá ser acionado a viatura do Samu.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.