Política

Insatisfeito com o Executivo, presidente da Câmara exige respeito e maior reciprocidade

Presidente da Câmara Ismar Marão criticou o Executivo por não atender as demandas do Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar “Marão” (PSD), teve a iniciativa de manifestar insatisfação com o Executivo, o que foi acompanhada por todos os vereadores. Eles falaram sobre o assunto no Plenário, durante a reunião de ontem. Marão pediu mais respeito do Executivo para com os vereadores. Ele comentou que os parlamentares encaminham as mais diversas solicitações para a Prefeitura, atendendo a demandas passadas pela comunidade, porém não obtém nenhum retorno.
Como exemplo, o presidente citou as quase 50 indicações encaminhadas por ele à Prefeitura, todas destinadas à região da Vila Ceres/bairro Boa Vista. Entre os pedidos está a reiteração de um abrigo de ônibus para a rua Inglaterra, de 2017, além da manutenção de uma canaleta de água pluvial, operação tapa-buracos, construção de galerias de água, instalação de bueiro, todos na rua Luxemburgo.
Pedidos semelhantes para outros pontos do bairro também foram encaminhados, assim como efetuar capina e limpeza na rua Islândia, entre várias outras solicitações, como redutores de velocidade, implantação de sistema binário no trânsito, sinalizações de trânsito, revitalização de praças, a instalação de alambrado próximo à linha férrea da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ao longo da avenida Padre Sebastião Bernardes Carmelina.
Sobre um determinado abrigo de ônibus, por exemplo, Marão contou que ficou meses tentando conseguir, para agora o assessor do bairro dizer que foi ele que conseguiu o benefício. Ele reforçou que é parceiro, da base do governo, e que nunca escondeu isso.
“Na quinta-feira, o Executivo fez uma reunião com um assessor do bairro e sequer me convidou. Que respeito é este que o Executivo está tendo com esta Casa? Enquanto eu for presidente, vou exigir respeito”, afirmou o presidente. Segundo ele, o pedido não é só com relação a ele, mas a todos os vereadores, que são os responsáveis por encaminhar as reivindicações da população.
Marão lembrou que, segundo o Regimento Interno, deveriam obter retorno das solicitações em 30 dias, mas na maioria das vezes não têm nenhuma resposta. “Aí aparecem os ‘heróis da internet’ dizendo que foram eles que conseguiram. Parece que os vereadores não trabalham. Que parceria é esta?”, questionou.
O desabafo continuou, com o chefe do Legislativo afirmando que os vereadores não são convidados para eventos que tiveram participação, como a questão da avenida Claricinda Alves de Rezende, por exemplo. “Nem mesmo o líder do governo é convidado”, disse.
Para o presidente, do jeito que as coisas estão, parece que o vereador existe apenas para apanhar e votar os projetos do Executivo. “As coisas têm que ter limite, ou o Executivo passa a respeitar o Legislativo, ou não tem como continuar desse jeito”, sentenciou.
Ainda de acordo com Marão, os vereadores ‘apanham’ todos os dias nas ruas porque são parceiros do Executivo, que não está correspondendo. Ele avalia que os parlamentares são parte do contexto e precisam ser prestigiados.
Marão lembrou que na próxima segunda-feira (10) vai acontecer uma reunião com o prefeito Paulo Piau na Casa, com as presenças de alguns secretários, e espera que os vereadores tenham a firmeza em falar o que comentam na Câmara. “A grande maioria dos vereadores são da base e parceiros do prefeito, mas não está sendo uma via de mão dupla”, concluiu.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.