Cidade

Instituto de Cegos promove a festa “Flashback do ICBC” nesta sexta

Danilo Cruvinel

Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) realiza nesta sexta-feira (9) a festa “Flashback do ICBC”, com o melhor dos anos 70, 80 e 90. Segundo o presidente da instituição, Felício Costa, toda a renda arrecadada será revertida para a manutenção do ICBC e os ingressos têm o valor de R$ 20,00.
“O ICBC é responsável pelo evento e contaremos com a apresentação de Robson & Araceli. Toda a renda será destinada para o Instituto de Cegos, para que possamos cumprir nossos objetivos, como manutenção do prédio, folha de pagamento, alimentação. Esperamos a ajuda da população, porque o pessoal prestigiando o evento, automaticamente o Instituto está sendo ajudado. O evento acontece na nossa quadra poliesportiva, localizada na avenida Odilon Fernandes, 520, a partir das 21h”, comenta.
Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone (34) 3321-5546. Os ingressos para o “Flashback do ICBC” estão sendo vendidos no Instituto de Cegos, localizado na rua Marquês do Paraná, 351 – Estados Unidos e na loja Aílton Discos, situada na avenida Prudente de Morais, 276 – Nossa Sra. Da Abadia.

Atuação – Presidente do Instituto de Cegos conta que a instituição completou, em 2018, 76 anos de serviços prestados à comunidade. “Atendemos pessoas do estado, de municípios vizinhos, mas atendemos gente de todo lugar, do Brasil todo. O Instituto sobrevive através de doações e convênios. Temos convênio com as secretarias de Saúde, Ação Social e Educação. Vivemos das doações que as pessoas fazem aqui e também dos eventos que promovemos. O nosso papel é educar e reabilitar pessoas com deficiência. Atendemos crianças, jovens adolescentes, pessoas de meia-idade, idosos”, pontuou.
Felício ressalta que o ICBC faz, em média, 200 atendimentos por dia e enalteceu a gama de serviços prestados pelo Instituto. “No setor da baixa visão, as pessoas fazem exercícios específicos para melhorar o seu campo visual, indicado pelos nossos profissionais e pelos médicos. É um serviço muito interessante, onde as pessoas aprendem a utilizar a pouca visão que ainda lhe resta, melhora a qualidade de vida, porque passam a enxergar melhor. Temos a Atividade da Vida Diária (AVD), onde o indivíduo aprende todas as rotinas da vida do dia-a-dia, como cozinhar, lavar, limpar, se vestir e etc. Existe o departamento que cuida da orientação e mobilidade das pessoas. Ensinam elas a caminharem, a usarem a bengala, tomar ônibus, a se localizar, formar um mapa mental do local, onde elas estão e para onde vão. Temos psicologia, terapia ocupacional, estimulação precoce, ou seja, atendemos bebês. Além disso, temos a parte de escolarização, que é a nossa escola seriada de 1ª a 5ª série”, encerrou. (DC)

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.