Estado de Minas

Minas Láctea 2019 começa na próxima terça

Cinco dos principais eventos do setor na América Latina fazem parte da programação

A edição 2019 do Minas Láctea acontece entre os dias 16 e 18 de julho, em Juiz de Fora (Zona da Mata), com atividades na Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes e no Expominas. Referência na difusão de tecnologias sobre leite e derivados e na apresentação de novos produtos, equipamentos e maquinários, a iniciativa reúne cinco dos principais eventos do setor na América Latina: Congresso Nacional de Laticínios (CNL), Semana do Laticinista, Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Concurso Nacional de Produtos Lácteos.
Com o tema “70 Anos da Semana do Laticinista: Ciência, Tecnologia e Inovação em Lácteos”, o 32º Congresso Nacional de Laticínios reunirá especialistas em pesquisa e produção de leite e derivados. A programação, restrita a participantes previamente inscritos, inclui 11 palestras, três palestras magnas e 11 minicursos, além da exposição de pôsteres. As atividades serão realizadas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, no período da manhã.
De acordo com o pesquisador da Epamig/ILCT Luiz Carlos Gonçalves, coordenador científico do evento, o CNL e a Semana do Laticinista são uma oportunidade para a interação e atualização de pesquisadores, profissionais e estudantes que integram a cadeia de lácteos. “O evento é um momento especial de aprendizado e uma oportunidade para os laticinistas trocarem ideias, experiências e conhecerem novas tecnologias e tendências”, afirma.
O Concurso Nacional de Produtos Lácteos vai reunir cerca de 80 laticínios que disputam o prêmio de melhor produto do Brasil em 11 categorias: doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão, provolone. Os vencedores serão premiados no dia 18 de julho, durante o encerramento do Minas Láctea, no Expominas JF.

Maquinário, Produtos e Networking – A programação no Expominas Juiz de Fora acontece de terça a quinta-feira (18), a partir das 14h. Na Expomaq, empresas do Brasil e do exterior apresentam novidades em maquinários, embalagens e insumos, prospectam negócios e concretizam vendas. O público da exposição é segmentado, composto por empresários do setor, técnicos, professores e estudantes da área de alimentos interessados em conhecer o funcionamento e a aplicabilidade das inovações. Neste ano serão 126 empresas expositoras, sendo que 36 participam do evento pela primeira vez.
A Expolac é uma importante vitrine nacional para apresentação de produtos derivados do leite. Queijos, doces, bebidas lácteas, iogurtes e produtos inovadores que ainda serão lançados ao mercado consumidor são expostos e oferecidos para degustação. “Contaremos nesta edição com a participação de cerca 75 laticínios que trarão em média quatro produtos cada. Teremos também dez estandes exclusivos e a realização de cursos, harmonizações e degustações comentadas”, explica o coordenador da exposição, Nelson Tenchini.
Dentre outras atrações, a programação conta uma degustação orientada de queijos, com a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Mirna Gigante, no dia 17/7. E com a palestra “O terroir e a produção vinícola de Minas Gerais”, ministrada pelo sommelier Marco Antônio Ferreira de Morais, no dia 18.
Novidade desta edição, o Ambiente de Inovação vai reunir Epamig, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento(à qual é vinculada a empresa), Emater-MG, IMA e parceiros como Faemg, Sebrae-MG, Silemg, Polo do Leite e BDMG, dentre outros, em um estande destinado a promover a interação entre diversos integrantes da cadeia produtiva de lácteos, na busca por negócios e projetos inovadores.
A previsão é de que o Minas Láctea 2019 receba cerca de 12 mil visitantes de várias partes do Brasil, além de representantes de países da América do Sul, América do Norte e Europa. A entrada no Expominas é gratuita, mediante credenciamento prévio http://www.minaslactea.com.br/visitantes/ ou no local e data do evento.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.