Cidade

Município de Uberaba oferece Curso de Percussão na Fanfarra e Grupo Rítmico

A Rede Municipal de Ensino de Uberaba conta atualmente com diversos grupos de música, que tem sido frequentemente abordada em pesquisas na área da educação, como ferramenta de formação intelectual e de transformação na aprendizagem. Por isso, o departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação está investindo na formação de novos professores e está com inscrições abertas, até sexta-feira, 24, para o Curso de Percussão na Fanfarra e Grupo Rítmico. Os interessados podem procurar a Casa do Menino, na avenida Nenê Sabino, 160 (bairro Olinda), das 13h às 15h, para as inscrições gratuitas.
A aula inaugural acontecerá no dia 25 de maio, às 8h, no mesmo local. O curso será ministrado pelo professor Fernando Santana, que tem realizado um trabalho de excelência na rede municipal, formando crianças e adolescentes com habilidades para a música. Atualmente, ele comanda a Banda Sinfônica Jovem Músico.
O curso é direcionado a professores da rede municipal, da parceira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, também, será ofertado para a comunidade, com interesse em música. As vagas são limitadas. Serão trabalhados temas como: Conceitos de Percussão e de Fanfarra; A contribuição dos grupos de percussão e fanfarra na formação dos alunos; Origem e estudos de ritmos básicos de percussão; Prática de ritmos de percussão; Tipos de fanfarra: banda marcial/banda musical; A origem da fanfarra; História da fanfarra no Brasil e no Mundo; História da Percussão; Composição básica da Fanfarra e Percussão escolar; Requisitos para a formação de um grupo de fanfarra e Percussão na escola; Prática de percussão e Fanfarra; Apresentação dos instrumentos de percussão e Fanfarra.
Os grupos musicais de percussão e de fanfarra, são estratégias de grande relevância para o aprofundamento no estudo da música. São entendidas como conjuntos instrumentais, presentes na sociedade, desde o Brasil Colônia, no contexto da música brasileira.
A Fanfarra nas escolas da rede municipal de ensino possui uma longa caminhada de formação de grupos, de organização para as festividades do município e de aprendizado musical, que, consequentemente, possibilitou os alunos a entrada para o universo da música. Muitos dos participantes das fanfarras no município de Uberaba, encontram-se na rede municipal de ensino, como professores, gestores e até mesmo, arte educadores.
A Percussão nas escolas da rede municipal de ensino, também fez um caminho de formação de grupos. O envolvimento dos alunos, em especial, dos adolescentes nesta modalidade musical, favoreceram a permanência e a continuidade deste ritmo e dos grupos existentes.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.