Cidade

Museu de Arte Sacra oferece passeio pela história do sagrado

Uberaba é conhecida como a cidade das sete colinas e, no início da colina do bairro Estados Unidos, repousa a Igreja de Santa Rita, cartão postal do município. A Igreja, além de ser Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abriga o Museu de Arte Sacra (MAS). O Museu é uma opção para a população e proporciona uma viagem pelo tempo através da arte do sagrado. A visitação pública é de terça a sexta, das 12h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.
Em fevereiro o Museu expõe a mostra “Imagens de São Sebastião”, soldado cristão do século três (d.C.), que foi perseguido e transformou-se em mártir da Fé Cristã. São Sebastião é tradicionalmente representado com flechas no corpo. A coleção de imagens de São Sebastião faz um paralelo entre peças antigas (a partir do século XIII) e contemporâneas. São esculturas de coleções particulares e do próprio acervo do museu, dez peças, das quais, oito são peças históricas com décadas de existência e sem artista identificado. Já as outras duas são recentes e das artistas mineiras Maria Auxiliadora Teixeira e Rosalina Cardoso.
Há esculturas de diversos materiais, tais como madeira, gesso, vidro (para os olhos das peças) e barro. O material também reflete a época que a imagem foi produzida, as primeiras peças eram feitas com madeira e com a evolução das técnicas, começaram a serem utilizados outros materiais. As estatuas constituem uma linha do tempo, por onde é possível enxergar o desenvolvimento da arte; onde os detalhes, como a anatomia do corpo humano, foram, com o tempo, aprimorados.
A Igreja está decorada com flores de papel artesanal feitas pela organização. O coordenador do MAS, Hélio Siqueira explica que o hábito de elaborar flores decorativas era um costume da década de 50 e é um conhecimento passado de geração para geração. “É uma forma de reconstituir o passado”, afirma.
Vale destacar que é proibido fotografar dentro do Museu de Arte Sacra. Hélio Siqueira esclarece que a visitação pode ser um momento de imersão na arte e que para ter uma experiência completo no Museu é preciso “parar de olhar através da lente e começar a olhar para a vida em volta”.
A exposição “Imagens de São Sebastião” vai até a quarta-feira de cinzas, no dia 06 de março. O MAS está localizado na praça Manoel Terra, bairro Estados Unidos, s/n°.

História MAS – O Museu de Arte Sacra funciona na Igreja de Santa Rita, construída em Uberaba, no ano de 1854, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939.O acervo, rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, conta a história da Igreja Católica na região. Muitas peças são provenientes de doações da Cúria Metropolitana, sobressaindo-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.