Quinta, 20 de Março de 2025 09:44
(34) 3334-4440
Esporte Clássico

Cruzeiro x Atlético terá recorde do Mineirão e luta contra possível eliminação

Partida terá torcida única – somente torcedores da Raposa

08/02/2025 09h23 Atualizada há 1 mês
Por: Maria das Graças Salvador
O Cruzeiro vendeu todos os ingressos e vai lotar o Mineirão diante do seu rival Atlético - Foto: Divulgação
O Cruzeiro vendeu todos os ingressos e vai lotar o Mineirão diante do seu rival Atlético - Foto: Divulgação

Mineirão recebe o clássico entre Cruzeiro e Atlético neste domingo, 9, pelo Campeonato Mineiro, a partir das 16h e a Raposa anunciou que todos os ingressos para o derby estão esgotados. A partida, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, terá torcida única – somente torcedores da Raposa.

 Desde a reabertura do Gigante da Pampulha, pós-reforma para a Copa do Mundo de 2014, o maior público havia sido registrado em 10 de agosto de 2024, quando 61.583 pessoas estiveram no clássico entre os arquirrivais pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o mando também de campo também era da Raposa, e o jogo terminou empatado por 0 a 0

Conforme decisão das diretorias dos dois clubes, no início do ano passado, clássicos regidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o fim desta temporada terão torcida única.

 

O que está em jogo no clássico – O clássico significa muito para Cruzeiro e Atlético. Em caso de vitória, a Raposa sela a classificação à semifinal do Estadual e pode contribuir para eliminação antecipada dos rivais. O Galo, por sua vez, briga pela sobrevivência na competição.

O time celeste lidera o Grupo C, com 11 pontos – seis vitórias, três empates e duas derrotas. Se vencer o jogo, avança. Também se garante no mata-mata com empate aliado à derrota do Aymorés, que recebe o Democrata no Estádio Paulo Paschoalino, em Ubá, no mesmo dia e horário. Até mesmo se tropeçarem, os cruzeirenses podem prosseguir – precisam que Aymorés e Pouso Alegre não pontuem.

Já o alvinegro está em terceiro lugar no Grupo A, com 10 pontos – dois triunfos e quatro empates. Vitória sobre o maior rival dá respiro na briga pela classificação. Empate ou derrota podem eliminar o Atlético, a depender de combinações de resultados.

Da defesa dos cinco títulos mineiros a uma possível eliminação no domingo — com uma rodada de antecedência do fim da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Atlético decide seu futuro no clássico contra o Cruzeiro. Um empate — aliado a uma combinação de resultados — pode fazer o clube ser eliminado, na primeira fase, pela primeira vez em 21 anos.

Desde que o campeonato é disputado no formato com primeira fase, nunca o Atlético ficou fora do mata-mata. Pelo contrário, o clube carrega um retrospecto positivo. Desde 2007, o Galo marca presença nas finais do Mineiro — um recorde no futebol brasileiro. Este ano isso pode mudar. O Atlético é o terceiro colocado do Grupo A, com 10 pontos. O Tombense é o segundo, com 10 e uma vitória a mais, enquanto Betim lidera com 11.

A eliminação precoce acontece em dois cenários. O primeiro é com o Atlético empatando. O Betim precisa vencer o Villa Nova, o América bater o Tombense, e o Athletic superar o Uberlândia. Em um segundo cenário, em caso de derrota, o Galo é eliminado se Athletic e Betim vencerem, e o confronto entre Tombense e América tiver um vencedor.

O Atlético segue vivo vencendo o clássico. Se vencer ambos os jogos, ele só ficará fora da semifinal em caso de duas vitórias do Tombense e duas vitórias do Betim.

 

Cenários - O Cruzeiro está confortável no Campeonato Mineiro. Pode, na sétima rodada, garantir a classificação para o mata-mata em caso de vitória, empate ou derrota. Veja, a seguir, os cenários para a Raposa conforme resultados diante do maior rival.

No domingo, os celestes ainda serão comandados pelo interino Wesley Carvalho. Depois, o auxiliar fixo dará espaço a Leonardo Jardim. O técnico venezuelano com nacionalidade portuguesa desembarca em Belo Horizonte no sábado. Ele assistirá ao embate no Gigante da Pampulha e iniciará os trabalhos posteriormente.

O Cruzeiro lidera o Grupo C, com 11 pontos. São três vitórias, dois empates e uma derrota. Aymorés, com seis tentos, Pouso Alegre, com cinco, e Villa Nova, com três, completam a chave. A Raposa fecha a participação na fase de grupos do Estadual contra o Democrata-GV, quarta-feira (12/2), às 19h45, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. 

Já o Atlético aparece em terceiro do Grupo A. Invicto, não ganhou posições devido a quantidade de empates – são quatro, além de dois triunfos. O Betim, com 11 unidades, é o líder, seguido do Tombense, com 10. O Uberlândia, com seis, é o quarto. O último compromisso do Galo na primeira etapa é diante do Itabirito, quarta-feira (12/2), às 19h45, no Mineirão.

 

Vitória do Cruzeiro – Em caso de vitória, a Raposa soma três pontos, vai a 14 e não poderá mais ser ultrapassada por nenhum dos outros integrantes do Grupo C. Assim, avança como líder da chave. O triunfo ainda pode culminar em eliminação do Atlético. Se não vencer, a equipe comandada por Cuca pode ser eliminada caso Betim e Athletic somem três pontos e o duelo entre América e Tombense tenha um vencedor.

 

Empate – O empate dá um ponto ao Cruzeiro. Com 12 unidades, os celestes avançam se o Aymorés tropeçar – empatar ou perder – diante do Democrata, no Estádio Paulo Paschoalino, em Ubá, no mesmo dia e horário.  Igualdade no placar também pode contribuir para despacho precoce do Galo. Neste contexto, o alvinegro é eliminado se Betim, Athletic e América vencerem os respectivos jogos.  

 

Derrota para o Atlético – Se perder, a Raposa segue com os 11 tentos e na liderança da chave. Avança no domingo caso Aymorés e Pouso Alegre também tropecem.

 

Possível eliminação – Derrotado, o Cruzeiro poderá ser ultrapassado na última rodada do Estadual pelos concorrentes citados acima desde que também perca no duelo decisivo e os concorrentes vençam na sétima rodada e na oitava rodada.

Caso o Cruzeiro conquiste um ponto diante do Democrata, o Pouso Alegre já não poderá mais ocupar a liderança do grupo. O Aymorés empataria na quantidade de tentos, e os critérios de desempate definiriam o classificado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.