O ex-líder do governo Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Roberto Andrade (PRD) será o novo líder da maioria. Andrade desbancou o ex-líder da maioria Carlos Henrique (Republicanos) e o vice-líder do governo Zema Bosco (Cidadania). A liderança cabe a um deputado da base do governo, já que a maioria diz respeito ao grupo parlamentar com o maior número na ALMG. Andrade assumirá a liderança depois de ser preterido para a Comissão de Administração Pública. De acordo com auxiliares da ALMG, o deputado, que foi vice-presidente do colegiado nos dois últimos anos, pleiteava a presidência, que ficará com Adalclever Lopes (PSD). Mesmo como vice-presidente, Andrade presidiu sessões da Comissão de Administração Pública diante da ausência do então presidente, Leonídio Bouças (PSDB), que se candidatou para a Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo, onde foi terceiro colocado, com 22,78% dos votos válidos.
Após perder a presidência da Comissão de Administração Pública para Adalclever, Andrade teria pleiteado a liderança de um dos dois blocos da base de Zema, o “Avança Minas”. Porém, o deputado Noraldino Júnior (PSB), próximo ao presidente Tadeu Leite (MDB), o Tadeuzinho, ficará à frente do grupo. Fora da liderança da maioria, Carlos Henrique, que teria reivindicado a permanência, assumirá a presidência da Comissão de Redação. O deputado substituirá Doorgal Andrada (PRD), que será levado para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.
A liderança da maioria era a última ainda vaga na ALMG. Andrade se juntará ao líder do governo Zema, João Magalhães (MDB), ao líder do bloco “Minas em Frente”, Cássio Soares (PSD), e Noraldino na base de Zema. Fora da base de Zema, o deputado Ulysses Gomes (PT) é o líder do bloco de oposição, e Cristiano Silveira (PT) será indicado para a liderança da minoria. Bruno Engler (PL), por sua vez, lidera a bancada do PL.
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 29°
ChuvaMín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsas