Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

06/05/2020 05h00
Por: Redação
Deputado Estadual Heli Andrade e presidente estadual do PSL, deputado federal Charles Evangelista - FOTO: Divulgação
Deputado Estadual Heli Andrade e presidente estadual do PSL, deputado federal Charles Evangelista - FOTO: Divulgação

QUERO DR. HELI

O presidente estadual do PSL, deputado federal Charles Evangelista, anunciou que a cidade de Uberaba é importante para o projeto estadual do partido e que o único nome do partido para disputar as Eleições é do deputado estadual Heli Andrade.

 

SOU SOLDADO

Em conversa com a coluna BASTIDORES o deputado Heli Andrade (PSL) afirmou que “ninguém é candidato de si mesmo, mas de uma cidade! Se a população quiser que ele seja candidato, o povo vai opinar! Sou soldado de Uberaba atendo a população e ao meu grupo político”.

 

SAIU NA FRENTE

Em outra vertente o ex-presidente da Cohagra Marcos Adad Jammal já trabalha sua pré-candidatura a prefeito pelo MDB, saindo na frente de outros pré-candidatos como os secretários municipais José Renato Gomes, Silvana Elias e Luiz Alberto Medina, além do vereador Luiz Dutra. As sondagens de opinião, Jammal possui o dobro da intenção de voto dos demais juntos.

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

O presidente do MDB Uberaba, Fabiano Elias, em conversa com a coluna BASTIDORES afirmou que foi comunicado da pré-candidatura de Jammal, mas o partido irá definir somente na convenção municipal, e são os convencionais que irão deliberar pela candidatura majoritária no dia 04/08.

 

NOMES DOS PARTIDOS

A medida que aproxima as Eleições os partidos políticos começam a definir seus indicados, no DEM segue com Luiz Guaritá Neto, PSL dep. Heli Andrade, PSD Iraci Neto, PP Daniel Cecílio, PDT Roberto Veludo, Avante Leandro da Visão, Patriota Antonio Neto, PTB Tony Carlos, PSDB Sandra Wazir, Solidariedade Elisa Araújo, PT Patrícia Melo, PCdoB Marilda Ribeiro, PSC Thiago Mariscal, Cidadania com Kaká Carneiro, PMN Gleibe Terra e PRTB João da Casa do Chocolate.

 

TUDO JUNTO OU SEPARADO

A estratégia a ser adotada pelo grupo majoritário está indefinida, se os partidos que compõem a base municipal caminharam juntos ou separados. As pesquisas internas de opinião que irão definir a estratégia adotada.

 

JUNTOS

Se as pesquisas indicarem que os partidos podem ganhar isoladamente no primeiro turno, a tendência que todos os partidos que compõem a base da administração municipal se unam em torno da candidatura de Luiz Guaritá Neto ou Franco Cartafina, ficando a briga entre os partidos para indicação do vice que poderá vir do MDB ou PTB que possuem candidatos populares.

 

SEPARADOS

Eventualmente, optarem para terem candidaturas isoladas, o PSL/PSD teria Heli Andrade como candidato, o PP/PODE com Daniel Cecílio, PTB com Tony Carlos, MDB/DEM com Jammal, onde buscaram a noiva para vice do PSDB ou PDT.

 

OPOSIÇÃO

Com a oposição dividida, o Cidadania traria Kaká Carneiro, Patriota com Antônio Neto, Solidariedade com Elisa Araújo e PT Patrícia Melo, pois nenhum abre mão de ser cabeça de chapa em uma majoritária.

 

SEM APOIO

A candidatura do Engenheiro Roberto Veludo pelo PDT pode nascer morta. Os pré-candidatos a vereador do partido, desconhecem o nome proposto pela legenda, e querem criar uma liderança nova dentro do próprio quadro de filiados como pré-candidato a prefeito.

 

REGULARIZAÇÃO ELEITORAL

Termina hoje o prazo para o eleitor regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar nas Eleições Municipais de 2020. Para evitar aglomerações, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a regularização está sendo feita somente por meio eletrônico.

 

É PROIBIDO

O Juiz Federal da 1ª Vara de Uberaba deferiu liminar para proibir o prefeito municipal Paulo Piau (MDB) de baixar decretos que autorizem o funcionamento de atividades comerciais não essenciais. 

 

NÃO FOI REVOGADO 

A decisão liminar proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 1002376-16.2020.4.01.3802 proposta pelo Ministério Publico Federal não revogou o decreto nº 5.459, de 17 de abril de 2020, permanecendo válido, mas obrigou o Município de Uberaba a se abster de adotar qualquer medida que autorize o funcionamento de atividades não essenciais sem demonstração prévia da inexistência de risco.

 

MAIS DOIS

A Câmara municipal de Uberlândia cassou os vereadores Wender Marques (PSB) e Doca Mastroiano (Patriota) por quebra de decoro parlamentar. A decisão ocorreu durante julgamento realizado ontem. Os vereadores eram investigados pela Operação “Má Impressão”, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por desvio de verbas indenizatórias através de esquema de serviços gráficos. 

 

INVESTIGAÇÃO SIGILOSA

Segundo informantes da coluna BASTIDORES o Ministério Público investiga esquema de “rachadinha” (lotar funcionário e receber parte do salário) e a existência de funcionários fantasmas lotados em gabinete de vereador de oposição. 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários