Banner prefeitura Covid
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

07/05/2020 05h00
Por: Redação

VIVA ARTE 

Assista o máximo de séries que puder, faça aquela maratona. Veja filmes, novelas, programas de tv. Escute todas as músicas que quiser. Leia quantos livros der. Acompanhe o tour virtual pelo museu aberto online. Descubra o trabalho dos grandes pintores, escultores, artistas visuais. Reveja o espetáculo de teatro que passou pela cidade e agora tá na plataforma de vídeos, acessível, gratuito. Vai lá no site do maior circo do mundo, escolhe os espetáculos, coloca no carrinho, compra e senta no camarote do seu sofá para assistir. Dance, todos os dias da quarentena, dance! Com a live rolando ou não, com música ao fundo ou não, apenas dance. Sinta em cada parte do seu dia, da sua vida, onde a arte te encontra. No desenho do jogo do celular, no design do celular, na fotografia do plano de fundo. Perceba que tudo a sua volta é arte. Hoje, amanhã e depois quando tudo tiver passado se lembre da arte. A vida por si só não bastaria sem ela. 

 

FESTEJOS DE 13 DE MAIO TERÃO PROGRAMAÇÃO ONLINE EM UBERABA 

Devido à pandemia da Covid-19 está cancelada a celebração dos 132 anos da abolição da escravatura, programação conhecida como “Festejos do 13 de maio” em Uberaba. A Fundação Cultural, em parceria com a Associação de Congadas e Moçambiques Afoxés e Vilões de Uberaba (Acomavu), vai comemorar a data em suas redes sociais com vídeos contando a história da abolição e como surgiram os festejos. As redes sociais são facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba 

 

CIRCUITO ONLINE DO PATRIMÔNIO DE UBERAA LANÇA VÍDEO DA IGREJA SANTA RITA

O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Fundação Cultural (FCU) com uma sequência de vídeos documentários sobre a história de pontos da cidade, a serem apresentados semanalmente. O material audiovisual lançado nesta terça-feira (5) apresenta o histórico da Igreja Santa Rita, um dos cartões postais uberabenses. O primeiro vídeo do Circuito foi publicado na semana passada sobre a Epamig e já está disponível nas redes sociais da FCU. O vídeo documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba, e será distribuído pelo WhatsApp.

 

ITAÚ CULTURAL ESTREIA A SÉRIE DE ENTREVISTAS CAMARIM EM CENA

O camarim é um espaço ritualístico onde o artista tira sua máscara e revela sua sintonia com a arte. Um lugar íntimo e, por isso mesmo, único. Esse cenário molda o programa Camarim em Cena, série de entrevistas produzidas pelo Itaú Cultural e com estreia marcada para 9 de maio, às 14h. Ao todo são quatro temporadas, totalizando 16 episódios que equilibram personagens e histórias diversas. São conversas com artistas do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício, suas formações e seus processos criativos. A primeira temporada é especial, formada apenas por mulheres: Maria Alice Vergueiro, um dos principais nomes do teatro nacional; Bete Coelho, atriz vencedora de prêmios como o Molière; Cleide Queiroz, que em 2001 foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz pelo espetáculo Gota d’Água; e Teuda Bara, atriz e fundadora do Grupo Galpão. As próximas temporadas contarão com a participação de Angel Vianna, Angela Ro Ro, Antônio Januzelli, Laura Cardoso, Zé Celso e mais. Já as mediações ficam a cargo de renomados críticos de teatro, como Beth Néspoli, Jefferson Del Rios, Luciano Chirolli, Maria Eugênia de Menezes e Valmir Santos.

No site e no YouTube do Itaú Cultural.

 

ORQUESTRA JOVEM DE UBERABA MANTÉM AULAS ONLINE

A Orquestra Jovem da Fundação Cultural de Uberaba mantém sua programação de aulas durante a pandemia da Covid-19, com atividades online e à distância. Os alunos do projeto levaram os instrumentos para casa e dão continuidade no aprendizado, respeitando as medidas de segurança orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O projeto conta com dez professores que continuam as aulas através de plataformas digitais para reuniões online. Os encontros virtuais acontecem três vezes na semana, nas terças, quartas e sextas-feiras. As modalidades incluem violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. Os jovens participantes assinaram termo de responsabilidade e estão com instrumentos em casa. O projeto respeita a necessidade e a disponibilidade de cada aluno. As crianças que só tem acesso a aparelhos eletrônicos quando os pais terminam o turno de trabalho, por exemplo, tem aula em horários alternativos. 

 

JAINE BASÍLIO FICA NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA ATÉ O FIM DO ANO

A nova presidente da Fundação Cultural é Jaine Basílio que recebe o cargo de Ronaldo Amâncio, MDB, o vereador volta a câmara. Fica um agradecimento ao trabalho e abertura que a gestão de Amâncio sempre teve com a coluna, foram muitos eventos produzidos no pouco tempo que esteve frente a pasta que cuida das políticas públicas da cultura na cidade. Jaine é brasileira, casada com Marcelo Machado da Silva, mãe de 2 filhos, advogada, oficiala de justiça aposentada, pós_graduada em Ensino de Artes visuais e Direito Civil e Processo Civil.Sim. A presidente que já fez reuniões com alguns setores tem a difícil tarefa de enfrentar uma grande crise devido a pandemia do Covid-19, onde os trabalhadores da cultura foram os primeiros afetados. Desejo sucesso na nova jornada. 

 

Envie suas sugestões para o colunista, 

agenda, informações importantes, 

notícias sobre cultura e arte:

E-mail:  [email protected]

Whatsapp: 34 991784875

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários