Quinta, 20 de Março de 2025 08:44
(34) 3334-4440
Cidade Cidade

Escola Municipal Uberaba é parcialmente interditada por risco de desabamento

Escola Municipal Uberaba é parcialmente interditada por risco de desabamento

15/02/2025 04h00
Por: Redação
Equipes do Corpo de Bombeiros interdita quatro salas da Escola Municipal Uberaba após detectarem risco de desabamento; Semed afirma que os cem alunos foram transferidos de salas e não serão prejudicados – Foto: Divulgação
Equipes do Corpo de Bombeiros interdita quatro salas da Escola Municipal Uberaba após detectarem risco de desabamento; Semed afirma que os cem alunos foram transferidos de salas e não serão prejudicados – Foto: Divulgação

Maria das Graças Salvador

Quatro salas de aulas da Escola Municipal Uberaba foram interditadas na tarde de quinta-feira, 13, por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. O estabelecimento de ensino conta com 1.390 alunos e a interdição afetou cem alunos, que precisaram trocar de sala após risco de desabamento. Os primeiros riscos foram identificados no começo do mês. 
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), no dia 5 de fevereiro, a equipe de Manutenção e Infraestrutura Escolar foi acionada para avaliar a condição do telhado de uma ala da E.M. Uberaba. “No local, identificou-se que parte da estrutura de madeira estava comprometida, sem afetar as paredes do prédio. Por precaução, a área de duas salas foi interditada no mesmo dia, e 50 dos 1.390 alunos foram realocados para outras salas dentro da escola, sem prejuízo ao aprendizado, mantendo os dias letivos, os mesmos professores e sem divisão de turmas”, explicou a Semed.
Ainda de acordo com a secretaria, nessa quinta-feira, 13, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros inspecionaram o local e recomendaram a interdição parcial de mais duas salas, totalizando 100 alunos realocados. Uma nova vistoria da Defesa Civil foi realizada nesta sexta-feira, 14, para avaliar o forro da área interditada. A vistoria foi realizada pelo engenheiro da Defesa Civil Municipal, que está elaborando o laudo sobre a condição da área interditada. A Semed informa que já planeja a correção estrutural. Diz que “o início depende de condições climáticas adequadas, pois a edificação antiga exige cuidados específicos e, sem laje no telhado, a manutenção só pode ocorrer em período de estiagem. Paralelamente, a gestão escolar organiza a capacitação da equipe administrativa para atingir a meta de 20% de participação no curso de formação de brigadistas, conforme as diretrizes do Corpo de Bombeiros”, observa a secretaria em nota.
A Semed reforça que não houve prejuízo aos 100 alunos realocados, uma vez que as aulas seguem normalmente em outras salas, sem a necessidade de modificar as turmas ou a organização de professores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, durante a vistoria foi verificado que a estrutura do complexo com as quatro salas apresentava sinais de comprometimento com risco de desabamento do telhado. "O acionamento ocorreu por volta de meio-dia, por meio de denúncia anônima de possibilidade de desabamento", complementa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.