Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

08/05/2020 05h00
Por: Redação

DICA DE LIVROS SOBRE VINHOS

Infelizmente, “pelo andar da carruagem”- como já diziam os antigos e sábios- a crise da pandemia aqui em nosso país, ainda vai render muitos dissabores! Os últimos boletins sobre o Covid-19, não são nada animadores. Pois a falta de disciplina de nosso povo, e ainda o irresponsável exemplo de lideranças políticas, acabam incentivando as pessoas à  continuarem nas ruas se expondo e infectando outros. Não se surpreendam, se chegarmos à números tão alarmantes ou maiores que países como Wuan, Itália e Espanha , por exemplo! É complexo o momento, pois temos que aliar saúde e economia.

O certo é que a economia se recupera ( vide guerras que arrasaram tudo) mas vidas não ! Assim sendo, e com a responsabilidade cidadã, que cada de nós devemos ter, o correto é nos mantermos em quarentena e adotarmos todas as medidas necessárias  indicadas pela ciência e pelas autoridades da saúde. E para passar tudo isso de forma mais leve, que tal nesta quarentena ampliarmos os nossos conhecimentos sobre vinhos? Por isso, decidi na página de hoje fazer algumas indicações de bons livros que falam sobre vinhos, e que podem ser adquiridos via e-commerce ou mesmo baixados na internet. Sei que há centenas de bons livros sobre o tema, mas seguem apenas algumas referências, com o intuito de estimular quem não tem o hábito de leitura, para que se inicie e descubra as maravilhas do mundo vitvinícola! Uma boa leitura à todos!  

 

O imperador do vinho- Robert Parker- Ellin McCoy, 

Editora Campus Elsevier, 408 páginas 

Quem gosta de vinho e acompanha este universo, com certeza, já ouviu falar de Robert Parker, que é  sem dúvida, o crítico de vinhos mais influente do mundo. 

Este é um  livro que  conta os bastidores da vida do advogado  Robert Parker, um americano, natural de  Baltimore, que desenvolveu uma grande paixão pelo vinho depois de uma viagem que fez à França. Na oportunidade, percebeu a grandeza deste mundo e como faltava indicações e boas referências para compras de vinho, assim sendo, decidiu revolucionar a forma como os rótulos eram avaliados – colocando tudo o mais objetivo possível. Além disso, o livro mostra como Robert Parker foi capaz de influenciar o gosto dos vinhos, se tornar a grande referência e , revela ainda, curiosidades pouco conhecidas sobre sua trajetória.

Presença do vinho no Brasil – Um pouco de história-Carlos Cabral,

Editora de Cultura- 223 Pág. 

Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Carlos Cabral, considerado um dos maiores estudiosos do vinho no Brasil. Além disso, ele é  o maior comprador de vinhos do país, já que é o responsável pela escolha  e compra dos vinhos do Grupo GPA ( Pão de Açúcar). Esta obra, publicada em 2004, é a uma importante referência sobre a história do vinho no Brasil. Ela mostra esta atividade desde os tempos pré-coloniais, em que os índios produziam “vinhos” das frutas que encontravam por aqui, passando pela chegada dos primeiros viticultores e pela colonização italiana, em um panorama de como a indústria evoluiu até os anos 2000. O livro é rico em informações e curiosidades que poucos conhecem sobre a história do vinho no Brasil. 

 

Vinho e Comida - Joanna Simon

Editora Companhia das Letras – 160 Pág.

Nada melhor que degustar um vinho acompanhado de um bom prato. Grande parte de  nós, amantes de vinhos , é um pouco “chef de Cuisine, também, por isso, sempre queremos experimentar  receitas novas e buscar uma harmonização com o vinho. Este livro é para quem ainda não domina muito as regras de harmonização de vinhos e alimentos e traz de maneira simplificada diversos macetes que ensinam a unir o melhor dos dois mundos.

A obra faz um resumo geral dos temperos, dos vegetais, dos frutos, dos tipos de proteína animal e dos acompanhamentos mais usados nas cozinhas ao redor do mundo, mostrando, os aspectos das culinárias regionais de cada país e as tradições presentes nelas. Bem didático, o livro divide os vinhos em quatro categorias principais (doce, ácido, amargo e salgado) mostra como identificar as  semelhanças de cada um  com os alimentos que você tem em casa e, assim, alcançar o equilíbrio entre o aroma e o sabor das bebidas com a comida. É muito prático e nos ensina  desde os  aperitivos, às  entradas, aos pratos principais e às sobremesas, indicando qual vinho é a melhor companhia..

 

 

 

 

 

 

Wine Folly- o Guia Essencial do Vinho - Madeline Puket e Justin Hammack

Editora Intríseca- 240 pág.

Este livro é com certeza uma das maiores referências, para quem é iniciante no mundo do vinho, com um detalhe,ele é  escrito de forma  leve, clara,  moderna e sem “frescura”! Um livro ideal  para os jovens.  O Guia Essencial do Vinho tem uma abordagem diferenciada: com linguagem amigável e uma edição mais ilustrativa do que muitas obras disponíveis nas livrarias.

De excelente custo benefício, dentte vários temas pertinentes , ele  dá noções básicas sobre vinho, o que é, como ele é elaborado, quais as principais características (como sabor, aromas e corpo), como degustá-lo e como ler os rótulos das garrafas que você encontra nas prateleiras. Uma excelente indicação! 

 

 

 

 

 

Atlas Mundial do Vinho - Hugh Johnson e Jancis Robison

Editora Globo – 400 pág.

Considerado a “ de Biblia do Vinho”, o Atlas Mundial do Vinho que já está em sua 7ª Edição, mostra tudo, mas tudo mesmo, sobre  a realidade vitivinícola mundial, tanto do velho como do novo mundo. Vai desde à história, a evolução do vinho e os métodos de vinificação.

E ainda mostra quais as uvas mais cultivadas por região e países, vinhedos , características  das regiões vinícolas de vários países, terroir’s e suas peculiaridades como clima, solo e cultura, vinhos e rótulos icônicos, as principais  Denominações de Origem....  etc.

São 400 páginas, com ilustrações belíssimas de mapas detalhados, uvas e,vinícolas e plantações. Um livro que deve ser estudado , ser lido várias vezes  e estar na cabeceira da cama de quem é amante do vinho!

 

 

 

 

 

 

 

A arte de degustar o vinho - Enrico Bernardo

Editora IBEP Nacional -205 Pág.

A Arte de Degustar o Vinho, de Enrico Bernard é dividido em três blocos, e trata do que é indispensável para se ter uma experiência completa ao escolher os melhores vinhos e degustá-los. No primeiro momento, ele ensina todas as etapas da análise sensorial, envolvendo desde o aspecto visual e a tonalidade do líquido, a intensidade e a duração do aroma que é exalado, a adstringência e a acidez ao beber, além da persistência do sabor na boca.

No segundo momento ele aborda as tipicidades das uvas, o clima necessário para o cultivo da fruta (especialmente em relação ao solo, à temperatura e à umidade) e a relevância do terroir não só para os viticultores, mas também para os consumidores do produto final. E no final, ele comenta sobre os bons momentos proporcionados pelo vinho e como ele interfere na nossa interação com familiares, amigos e conhecidos.

Enrico Bernardo , além de sommelier renomado, ele é  dono de uma rede de restaurantes e boutiques renomados em Paris.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários