Banner prefeitura Covid
Coluna

Mulherio

Juba Maria

Juba Maria

Juba MariaJornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.

10/05/2020 05h00
Por: Redação

Dados 

Ainda está confusa a informação sobre leitos para pacientes com Covid-19 em Uberaba. A falta de transparência continua levando à divulgação de números díspares.

 

Hospital Regional

Apesar disso, conforme apuramos, o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para Covid-19 autorizados até o fechamento desta coluna para funcionar no Hospital Regional - escolhido como referência para a doença - , segue sendo 10. Divulgaremos aqui caso novos leitos sejam autorizados a funcionar em Uberaba.

 

Previsões

Vale destacar que, com a mudança do cenário da pandemia no Brasil, a calculadora desenvolvida pela Universidade de Brasília com apoio da Organização Pan Americano de Saúde para projetar a pressão hospitalar conforme quantidade de casos confirmados de Covid-19 revisou as previsões do avanço da pandemia para Uberaba.

 

Pico nos hospitais

Segundo a ferramenta, o pico por demanda hospitalar em Uberaba caso a população continue circulando ocorrerá em 30 de junho, para leitos de UTI. A lotação ocorrerá bem antes: já em 6 de junho, caso os novos leitos previstos para o Hospital Regional não sejam autorizados a tempo e as pessoas continuem funcionando.

 

Lotação

Já os leitos clínicos (ou seja, para pacientes menos graves) devem lotar em 11 de março. A demanda hospitalar por esse tipo de leito também alcançará o pico em 28 de junho, segundo a ferramenta.

 

Transparência

Apesar disso, o boletim diário de sexta-feira contendo os casos de COVID-19 na cidade não havia sido disponibilizado pela Prefeitura no site saudeativauberaba.com.br até as 00:16 de sábado.

 

Cidades com mais mortes

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  informou, no boletim da última terça-feira, que Uberaba era, naquela data, a 4ª cidade em número de mortos por Covid-19. Os dados podem ser consultados no site do órgão. Na ocasião, 22 pessoas haviam morrido pela doença em BH, 8 em Uberlândia, 6 em Juiz de Fora e 4 em Uberaba..

 

Justiça

Aliás, a falta de informações técnicas adequadas por parte da Prefeitura de Uberaba, inclusive, segue sendo uma das questões levantadas pelo Juiz Federal da 1ª Vara, Élcio Arruda, em decisão do último dia 5.

 

Perplexidade

Entre outros, o magistrado considerou a atitude da Prefeitura de Uberaba em acatar a decisão judicial pela revogação do decreto anterior para, logo a seguir, promulgar outro semelhante “algo a causar perplexidade”. E mais: alega que as informações fornecidas sobre número de leitos e medidas tomadas, caso verídicas, não justificam a “desobediência ao comando judicial”.

 

Tributo à democracia

Por falar nisso, em tempos em que a democracia sofre absurdos ataques, Élcio Arruda aproveitou para fazer um tributo à “harmonia e à independência dos poderes republicanos, sustentadas pelo sensível sistema de freios e contrapesos”.

 

Resposta

Em resposta, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) publicou nota informando que o comércio seguirá aberto até a próxima terça-feira, quando encerra o prazo concedido pela decisão para que a Prefeitura preste as informações técnicas exigidas a pedido do Ministério Público Federal..

 

Parceria

Assim como tem feito em outras cidades do Brasil, a CDL fez parceria com a Prefeitura de Uberaba para realizar campanha de comunicação. Faixas a serem afixadas nas ruas trarão mensagem de estímulo ao uso de máscaras.

 

Máscaras

Aliás, usar máscaras é algo que a população tem feito sem cuidado. Mas como culpar os que são levados a crer que tudo não passa de uma gripezinha? Muitos são vistos com máscaras no queixo ou na mão, inclusive funcionários da Centro de Controle e Zoonoses de Uberaba.

 

Repúdio

Em nota, o PSOL Uberaba repudiou as falas do presidente da CDL,, Ângelo Crema, em jornal local na última quinta. Segundo o partido, “ao vir a público defender a reabertura do comércio no sábado como uma tentativa de aumentar o fluxo de vendas (e de pessoas em circulação) na data que antecede a comemoração do Dia das Mães (10/05), a CDL expõe sua face mais egoísta e cruel, pois desconsidera todos os alertas acerca do risco de contaminação pelo novo coronavírus”.

 

Pressão

De modo geral, especialistas temem a propagação do novo coronavírus no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro, onde a pressão dos lojistas é mais forte, uma vez que concentram número expressivo de empregos. O temor é que o Dia das Mães levem as pessoas a circular mais.

 

Concorrentes

Os relatos dos próprios lojistas é angustiante. Pequenos empresários que se julgam comprometidos com o cumprimento do decreto que determinou a flexibilização do comércio denunciam concorrentes por desacatar as determinações sobre horário de funcionamento, utilização de máscaras e intervalo entre clientes. Ainda segundo os relatos, outros lojistas receberam o auxílio do governo e ainda assim seguem trabalhando. Para piorar, o calçadão permaneceu lotado ao longo da semana, o que motivou uma operação da Guarda Municipal.

 

Idosos em asilos

A Conselheira Municipal de Saúde representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais, Maria Sandra Tapajós, voltou a enviar requerimentos. Ela está preocupada com populações de idosos que vivem em institutos de longa permanência e pede ações emergenciais para esse público. Maria Sandra lembra das mortes ocorridas recentemente em asilo de Piracicaba (SP) para pedir, entre outros, “ações de monitoramento da saúde dessas populações”. Protejam suas mães!

 

Homenagem

Para marcar o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, no dia 12, um ato foi marcado para ocorrer na porta do Hospital das Clínicas, às 18h.  A ação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores e dos Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. e fará reivindicações da categoria, respeitando o distanciamento seguro e uso de Equipamentos de Proteção Individual. O recado é importante: “A vida vale mais que o lucro”

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários