Mebox
Eventos

Coluna social

Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

12/05/2020 05h00
Por: Redação
Os consumidores mudam hábitos de consumo, impactados pela pandemia da Covid-19, as compras online ganham maior espaço no mercado
Os consumidores mudam hábitos de consumo, impactados pela pandemia da Covid-19, as compras online ganham maior espaço no mercado

Novos hábitos de consumo...

... Um dos setores da economia que vem sendo bastante impactado pela pandemia da Covid-19 é o consumo das famílias, provocando inclusive, mudanças de hábitos dos consumidores. Ao mesmo tempo que a maioria das empresas são penalizadas pela crise, sendo obrigadas a demitir funcionários e até a fechar suas portas, alguns setores, são beneficiados, como é o caso do comércio eletrônico. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), só na primeira quinzena de março o segmento registrou um crescimento de cerca de 35% nas compras on-line, em comparação com o mesmo período de 2019. Por conta do distanciamento social e com as pessoas mais tempo em casa, as compras online ganham espaço no mercado. Para não correr o risco de contágio, os consumidores aumentaram suas compras, pela internet, desde produtos básicos (como alimentos e artigos de higiene) até brinquedos, roupas, acessórios, etc. 

 

Consumidores digitais...

... Para o professor de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos do Centro Universitário Internacional Uninter, de Curitiba, no Paraná, Luciano Furtado Francisco, saíram na frente, as empresas e lojistas, já tem familiaridade com vendas on-line. As lojas virtuais que já faziam um trabalho de marketing eficiente saíram ganhando neste momento. Em tempos de pandemia, as promoções para manter ou aumentar o fluxo de caixa, é fundamental para atravessar a crise, explica aquele especialista. Por outro lado, muitas pessoas que não tinham o hábito de fazer compras on-line, ou só faziam ocasionalmente, tornaram-se consumidores digitais mais frequentes, especialmente no setor alimentício e de entretenimento. Os aplicativos de delivery, por exemplo, experimentam crescimento, desde o final de março. Além dos alimentos, o estudo da empresa de inteligência de mercado “Compre e Confie”, registrou aumento nas vendas virtuais de produtos de saúde da ordem de 124%.

 

Portas fechadas...

... De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), mais de 70 shopping centers estão reabriram suas portas em diversas cidades do pais, com exceção do estado de São Paulo, onde todos os shoppings continuam fechados. Durante os meses de março e abril, apenas as lojas que comercializam produtos essenciais como supermercado e farmácias puderam manter suas portas abertas no shopping Uberaba. Os lojistas dos demais segmentos tiveram que se reinventar, como passar a fazer suas vendas por delivery ou aderindo ao sistema Drive-Thru. Com a quarentena estendida, o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo, a estimativa dos lojistas dos shoppings é de maiores dificuldades para o setor pela redução nas vendas, ainda mais significativas.  

 

No shopping Uberaba...

... A gerente de Marketing do Shopping Uberaba Lucy Jardim explica que o Dia das Mães, para os lojistas, em tempos de isolamento social, teve que ser reinventado. As pessoas tiveram que se fazer presente de forma diferente. Para facilitar a vida dos clientes e apoiar os lojistas, o shopping Uberaba adotou estratégias de marketing, como: o hotsite colocado no ar, com sugestões de presentes das lojas, no app Shopping Uberaba e também nas redes sociais. As fotos dos produtos foram disponibilizadas para que os clientes pudessem fazer suas escolhas. Além do hotsite, os clientes do shopping tiveram outras opções, como comprar pelo telefone ou whatsapp da loja, retirando os produtos no estacionamento do Shopping, ou através da entrega em seu domicílio. Lucy Jardim reafirma, que os esforços do Shopping Uberaba continuam focados nos cuidados com a saúde das pessoas, que convivem e frequentam o Shopping há 21 anos.

 

“Do it yourself”

 ...Você já ouviu falar em DIY (sigla em inglês que significa, faça você mesmo, “Do it Yourself”)? A grande vantagem desse tipo de trabalho, é que além de barato, poderá ser uma forma carinhosa de presentear amigos com algo personalizado e diferente. Esta atitude positiva poderá também ajudar os mais vulneráveis, através da doação desses produtos e sua venda em bazares e eventos filantrópicos das entidades. Tudo isso sem contar na sua contribuição para ajudar o meio ambiente, pela reciclagem e reutilização de materiais que na maioria das vezes teriam como destino, o lixo.

 

Criatividade e solidariedade... 

... Trabalhos artesanais estimulam o talento e a criatividade de forma saudável, sendo ainda uma forma das pessoas aproveitarem o seu tempo em casa, durante o isolamento social pela pandemia do Covid-19. Exercitar a criatividade, o talento e a solidariedade são formas simples, saudáveis e gratificantes que também ajudam a reduzir a ansiedade e a depressão.  Um bom exemplo é o das amigas Maria de Lourdes Costa Fernandes e Claudia Debs, que de forma solidária e criativa, cada uma em sua casa, estão confeccionando variados trabalhos artesanais, como mandalas, bandejas e outros itens, no melhor estilo, “Do it Yourself”. O objetivo das duas amigas é a doação e venda desses produtos para ajudar instituições filantrópicas carentes de nossa cidade. Um belo gesto de solidariedade...

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários