Quinta, 17 de Abril de 2025 19:01
(34) 3334-4440
Coluna Social Social

Olésia Borges

Carnaval no Shopping...

01/03/2025 04h00
Por: Redação
A bandinha Pirueta Musical, anima o CarnaKids, a folia para crianças de até 12 anos, na terça-feira, 4 de março, das 16h às 18h, na Praça de Eventos do shopping Uberaba.
A bandinha Pirueta Musical, anima o CarnaKids, a folia para crianças de até 12 anos, na terça-feira, 4 de março, das 16h às 18h, na Praça de Eventos do shopping Uberaba.

Carnaval no Shopping...
...O CarnaKids, a folia para crianças, até 12 anos, será na terça-feira de carnaval, (4 de março), no shopping Uberaba. O tradicional CarnaKids, o bailinho do carnaval infantil do shopping será animado pela bandinha Pirueta Musical, das 16h às 18h, na Praça de Eventos. Serão duas horas repletas de alegria, vibração, com brincadeiras e muita folia ao som de repertório de marchinhas e canções carnavalescas inesquecíveis. A entrada é gratuita mediante inscrição no link do Shopping Uberaba, no Instagram. O Pirueta Musical atua há quase dez anos na região, com músicos de vasta experiência musical e que levam entretenimento de qualidade a eventos temáticos. O grupo surgiu com a ideia de inovar no segmento do entretenimento inserindo músicos com figurinos e personagens variados, com um jeito alegre e descontraído de se apresentar e instrumentos de sopro (sax, trompete, tuba, trombone, flauta) e percussão, voz e outros instrumentos elétricos.

Show e animação...
... Após o bailinho infantil, as famílias, amigos e clientes também vão se divertir com o supershow do SambaTrio , a partir das 18h30 , na Praça de Alimentação e entrada gratuita. O projeto foi idealizado para atender o público, com muita animação e música de qualidade. O grupo com três anos de sucesso vem expandindo horizontes e ampliando sua presença com muita alegria, sua marca registrada. O repertório elaborado exclusivamente para a última noite de carnaval promete além da diversaõ, uma apresentação memorável. 

No país do Carnaval...
... A história do Carnaval no Brasil tem seu início no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas no pais, o “Entrudo”, é uma brincadeira de origem portuguesa, praticada na colônia, pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama e até excrementos. O entrudo foi proibido em 1841, mas persistiu até meados do século XX. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, e as escolas de samba. Os afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. As marchinhas, sambas e outros gêneros musicais passaram então a ser incorporados à maior manifestação cultural brasileira.

Na Antiguidade...
...Apesar da forte tradição do carnaval no Brasil, as festas carnavalescas tiveram origem na Antiguidade, chegando com as mesmas características ao Carnaval da Europa, na Idade Média e idade Moderna. Na Itália renascentista, a realização de bailes de máscara durante o carnaval, é uma tradição mantida e reforçada pelo Carnaval de Veneza. A lógica que regia as festas desde o período da Antiguidade era: “O mundo de cabeça para baixo”, um período de inversão proposital da ordem, quando as restrições da vida das pessoas eram abolidas, e os papéis que existiam na sociedade, invertidos. Durante os carnavais medievais, por volta do século XI, homens jovens se fantasiavam de mulheres e saíam às ruas. A partir do século XVI, surgiram na Europa iniciativas para impor um controle sobre as festas carnavalescas naquele continente. 

O Carnaval e a igreja...
...As festas carnavalescas eram, naturalmente, celebrações pagãs e extremamente populares. Com o fortalecimento de seu poder, a Igreja não via com bons olhos essas manifestações, onde as pessoas se entregavam aos prazeres mundanos. Nessa visão do cristianismo, havia ainda a crítica da inversão das posições sociais. Para a Igreja, ao inverter os papéis das pessoas na sociedade, invertia-se também a relação entre Deus e o demônio. A Igreja Católica, então, procurou ressignificá-las dando-lhes um senso mais cristão. Durante a Alta Idade Média, foi criada a Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa, caracterizado pelo jejum. Tempos depois, as festividades realizadas pelo povo foram concentradas nesse período e nomeadas “carnis levale”. A palavra ''carnaval'' vem do latim “carnis levale” que significa “retirar a carne” ou livrar-se da carne. O Carnaval tem assim, uma forte ligação com o catolicismo, sendo entendido como uma festa cristã por sua relação direta com a Quaresma, (criada na Idade Média). A Igreja pretendia, dessa forma, manter uma data para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período da severidade religiosa. Isto explica porque alguns estudiosos entendem o Carnaval como uma festa cristã, pois sua origem, tem uma relação direta com o jejum quaresmal. 

Repercussão ...
... O lançamento da 32ª edição da revista “Mulheres” na terça-feira, (25 de fevereiro) no Mangiare Ristorante italiano, congestionou aquele trecho da avenida Santos Dumont e continua repercutindo. Cidinha Coimbra e sua equipe receberam, em grande estilo, parceiros, colaboradores e convidados. numa noite de festa, com direito a muito brilho e elegância. No lançamento da nova edição da revista Mulheres, que está comemorando dez anos de sucesso, a Desembargadora Régia Lima, foi o grande destaque, estrelando a capa da nova edição da revista. Destaque também para a influencer Iara Amaral, que veio especialmente de Uberlândia e para a fashionista Adriana Lyrio, sua filha Marina e equipe, que homenagearam no evento as Mulheres Concept 2025 daquela maison. A revista Mulheres, está cada vez melhor, justificando o seu sucesso Só elogios para o cerimonial by Daniela Santos, com a participação de Niilce Freitas, como mestre de cerimônias e também para o décor de Wellington Freitas, inclusive na entrada do restaurante. Destaque ainda para a equipe do Mangiare, comandada pelo Chef Sergio Souza para o repertório da Banda Leds, Renata Penna - First Class e para a equipe responsável pela cobertura fotográfica produção de vídeos. Parabéns a todos ...

“Prevenção”...
 ...O médico infectologista cooperado da Unimed Uberaba, Dr. Vitor Maluf, que é diretor de Integração de Mercado Unimed da Federaminas, acaba de chegar da 20ª Convenção de Mercado Unimed. Ele faz um alerta sobre as principais doenças que aumentam no período do verão. Além da Dengue, que com o tempo chuvoso e acúmulo de água parada, aumenta a transmissão, os problemas respiratórias, gripes e resfriados e o acentuado número de casos de Covid, provocam um grande aumento de pacientes nos hospitais e postos de saúde. O Dr. Vitor Maluf, explica que Uberaba vem enfrentado um forte aumento nos casos de dengue, devido à existência de criadouros do mosquito aedes aegypti, o transmissor da doença. Ele adverte ainda, que com as festas do carnaval e a concentração de pessoas a transmissão de doenças respiratória tendem a aumentar e também os casos de Covid. A prevenção, o diagnóstico e o acompanhamento médico,, fazem parte desse protocolo. Casos de Dengue e de Covid estão ocorrendo em todo o país. Em nossa cidade o Hospital Unimed Uberaba funciona 24 horas por dia, inclusive no período de carnaval.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.