PMU
PNAT 2019

PNAT 2019: apresentação de touros em movimento reúne criadores e técnicos

PNAT 2019: apresentação de touros em movimento reúne criadores e técnicos

21/08/2019 06h00
Por: Redação
Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa recebeu centenas de criadores e técnicos
Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa recebeu centenas de criadores e técnicos

O Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa recebeu centenas de criadores e técnicos na manhã de ontem interessados em conferir de perto a apresentação de touros do PNAT. Este é o segundo ano em que a etapa foi adotada no cronograma do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), possibilitando que o público veja os reprodutores em movimento.

“Os touros são avaliados parados aqui no Pavilhão. Então, a ideia da diretoria técnica foi para que todos pudessem vê-los andando e realizar uma avaliação mais precisa, analisando aprumos e o desenvolvimento deste animal em movimento. Fica mais acertiva a escolha”, explicou Lauro Fraga, gerente de melhoramento genético da ABCZ.

A nova etapa do cronograma oficial do PNAT tem agregado os criadores e técnicos. “Essa avaliação em movimento é muito importante, porque às vezes chegamos para a avaliação e os touros estão deitados”, destacou o proprietário da Fazenda Canguava, José Tadeu de Oliveira, que veio do Sul de Minas para participar da ExpoGenética. É o terceiro ano seguido que o criador participa do PNAT. “Vim buscar o tricampeonato, depois de ter touros campeões em 2017 e 2018”, completou.

O responsável pelo setor de animais de elite da Fazenda Jatobá, Hildevado Brito Leal, também acompanhou a apresentação na manhã de hoje e comemorou como todas as etapas do programa são realizadas. “O PNAT uma ferramenta que ‘pegou’. Os criadores estão muito interessados. Este ano, trouxemos pela primeira vez animais e queremos participar sempre a partir de agora”, garantiu.

Este ano, o PNAT conta com 75 touros pré-classificados de quatro raças: quatro exemplares Brahma, cinco Sindi, sete Tabapuã e 58 Nelore. Eles estão expostos no Pavilhão Multiuso, durante a ExpoGenética. “Eu já vi alguns animais e a qualidade está muito boa. Amanhã, no dia da votação, vamos olhar com mais critério. Mas estão bastante interessantes”, afirma o técnico da ABCZ em Rondônia, Leonardo Cruvinel Borges.

Votação. A escolha dos melhores touros acontece no decorrer de ontem. No período da manhã, votarão os criadores e profissionais de Ciências Agrárias e, pela tarde, é a vez dos técnicos da ABCZ.

O resultado com a classificação dos animais será divulgado na sexta-feira (23), a partir das 8h. No mesmo dia, às 13h30, acontece o primeiro ‘Leilão Touros PNAT 2018’, em que todos os criadores que inscreveram animais no programa têm a oportunidade de ofertar os seus touros. O remate será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias