Banner prefeitura Covid
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

14/05/2020 05h00
Por: Redação

DEFENDER O INDEFENSÁVEL

Não é possível defender nenhum profissional que faça parte do atual governo federal. Aos concursados e servidores de carreira fica a exceção, infelizmente estes terão que superar com o tempo os bons e os péssimos governantes, como é o caso de agora. Mas aos comissionados, aos cargos de confiança, aos que aceitam fazer parte, mesmo que bem intencionados, é impossível qualquer tipo de defesa. Por diversas vezes, antes mesmo de assumir o cargo, durante a campanha, o agora presidente se mostrou e continua se expondo com total falta de caráter, falta de escrúpulos, atos preconceituosos, arrogância, desrespeito e com incontáveis tendências autoritárias. Desta forma não é possível que haja então qualquer defesa para Regina Duarte, atual Secretária Especial de Cultura. E também não há nenhuma surpresa em suas falas que correspondem ao que o governo federal tem imposto diariamente ao país, falta de empatia, de responsabilidade, mas principalmente falta de gestão. Até pouco tempo a secretaria não sabia nem as atribuições da pasta, e em dois meses no cargo, não conseguiu ainda organizar qualquer atividade concreta para diminuir os impactos da pandemia no setor ao qual ela representa. Regina Duarte infelizmente é mais uma decepção, dessas que estamos nos acostumando, entre amigos, parentes e agora entre celebridades. Basta saber agora até quando continuamos defendendo o indefensável, ou partimos para o ataque?

 

ELEIÇÃO ON LINE DE NOVOS MEMBROS PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE UBERABA

A Fundação Cultural de Uberaba realizará eleição online para os membros da sociedade civil ocuparem suas vagas no Conselho Municipal de Políticas Culturais. O objetivo da eleição on-line é a não propagação do COVID 19, além do atendimento aos Decretos Municipais e Estaduais. As reuniões setoriais serão realizadas através do aplicativo Team Link com a seguinte ID 3238110345, conforme o cronograma:

Artesanato: Dia 20/05/2020 (quarta-feira, às 20h) 

Artes Visuais e Design: Dia 21/05/2020 (quinta-feira, às 20h) 

Audiovisual e Arte Digital: Dia 22/05/2020 (sexta-feira, às 20h) 

Cultura Afro: Dia 25/05/2020 (segunda-feira, às 20h) 

Dança: Dia 26/05/2020 (terça-feira, às 20h) 

Empresas e Produtores Culturais: Dia 27/05/2020 (quarta-feira, às 20h) Instituições Culturais não Governamentais: Dia 28/05/2020 (quinta-feira, às 20h) 

Literatura: Dia 29/05/2020 (sexta-feira, às 20h) 

Música: Dia 01/06/2020 (segunda-feira, às 20h) 

Patrimônio Arquitetônico Arquitetura Urbanística: Dia 02/06/2020 (terça-feira, às 20h)

 

Projetos aprovados em mecanismos de incentivo cultural do estado de Minas Gerais poderão ser adaptados para execução digital ou remota

A partir de agora, projetos habilitados ou em fase de análise no Fundo Estadual de Cultura (FEC) ou por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) poderão ser ajustados para execução em vias digitais ou remotas. A iniciativa foi tomada em virtude da vigência da Lei Estadual Nº 23.631, de 2 de abril de 2020 e que autoriza o Estado a adotar medidas para viabilizar projetos de empreendedores culturais. A medida está em concordância com a Lei nº 22.944, de 15 de janeiro de 2018. Ela não implicará em alterações orçamentárias, ou seja, os projetos habilitados poderão ter seus orçamentos mantidos, mesmo que sejam apresentadas propostas de readequação digital ou remota, desde que esta alteração não implique na exclusão ou inclusão de rubricas. Os proponentes que tiverem interesse em realizar as readequações no projeto deverão encaminhar um Formulário de Readequação de Projeto. A proposta deverá conter todas as mudanças que serão feitas, considerando o projeto original submetido para habilitação para o e-mail [email protected]

 

Leônidas Oliveira é nomeado secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Foi nomeado, na última quarta-feira (13/5), o novo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Ele assume o cargo a convite do governador Romeu Zema e do vice-governador Paulo Brant. Leônidas se une a Bernardo Silviano Brandão, hoje secretário adjunto na gestão da Subsecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Leônidas Oliveira é professor da PUCMinas, possui reconhecida experiência em gestão das áreas de Cultura e Turismo no Brasil e no exterior, tendo sido presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O novo secretário da Secult também ocupou recentemente os cargos de presidente interino da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e de diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ambas autarquias do governo federal. Além disso, presidiu o Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Mineiro de São Gotardo, Leônidas Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas e mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Urbano pela Universidade de Alcalá de Henares/ Gregoriana de Roma, Itália. É doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, Espanha.

Segundo o novo secretário, sua gestão será marcada por uma atuação técnica e descentralizada, pensando em resultados e abrindo diálogo com a cadeia produtiva da Cultura e do Turismo, sindicatos de classe, conselhos, fóruns setoriais, artistas, de forma especial a cultura popular e tradicional, e demais envolvidos na cadeia dos dois setores. Diante do momento desafiador imposto pela pandemia, Leônidas elegeu políticas e ações emergenciais para trabalhadores de ambos setores como prioridades de sua gestão, “meu foco, agora, é o artista e o produtor do turismo, até pela questão de sobrevivência. Não posso pensar em outras coisas nesse primeiro momento”, destaca. Leônidas diz que a missão é fortalecer a economia criativa por meio de políticas públicas de Cultura e de Turismo, setores essenciais para nossa economia mineira e com forte poder de crescimento gerando emprego e renda. De forma especial, ele destaca o turismo cultural, gastronômico e natural, “minha meta é fazer com que Minas Gerais seja referência em políticas públicas dessa oportuna união entre Cultura e Turismo no Brasil”, ressalta o novo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

 

CÁSSIO FACURY E LEON FAZEM MAIS UM LIVE SOLIDÁRIA 

A dupla de Uberaba se apresenta hoje, quinta-feira dia 14 às 20h pelas redes sociais dentro do projeto Foco Live Show Entretenimento e Solidariedade. As doações recebidas durante a live serão integralmente destinadas a Escola de Surdos Dulce de Oliveira, Creche Pequena Casa de Maria, Asilo Anjos do Bem e Apae Uberaba. O link para acompanhar a live é youtube.com/focopro. 

 

SARAU ONLINE 

Organizados pelos professores Gustavo, Rodrigo e Zé Alfredo, todos de Uberaba, acontece neste sábado, dia 16 de Maio o I Sarau Online. O evento literário-musical tem inscrições gratuitas pelo link bit.ly/SarauOnline e será às 15h pelo aplicativo Zoom. Podem acessar o evento para participação ou apenas para assistir, o link será divulgado no dia.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários