Sexta, 21 de Março de 2025 21:16
(34) 3334-4440
Cidade Saúde

Saúde e HC promovem capacitação sobre fluxos, protocolos e telessaúde em neuropediatria

Curso foi voltado para profissionais da rede de Atenção Primária e Especializada.

14/03/2025 04h00
Por: Maria das Graças Salvador
Capacitação contou com palestras de profissionais da rede - Foto: Divulgação/PMU
Capacitação contou com palestras de profissionais da rede - Foto: Divulgação/PMU

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital de Clínicas (HC-UFTM) promoveram uma capacitação sobre neuropediatria, nesta semana. Com duas turmas, uma na terça-feira, 11, e outra nessa quinta, 13, o curso foi voltado para profissionais da rede de Atenção Primária e Especializada.

O evento foi aberto pela superintendente do HC-UFTM, Luciana Teixeira, e pela diretora de Atenção à Saúde da SMS, Aline Tristão. O tema abordado foi "Critérios e Acesso à Consulta em Neuropediatria, Reabilitação Intelectual e Transtorno do Espectro Autista". Ao longo da capacitação, foram abordados os fluxos de atendimento, protocolos e telessaúde em neuropediatria.

Conforme Aline Tristão, a capacitação aproximou ainda mais a SMS e o HC-UFTM, viabilizando a discussão de casos clínicos de neuropediatria e os fluxos de atendimento na rede. "Foi um curso muito positivo e dá andamento ao projeto de telessaúde em neuropediatria, iniciado ano passado", ressaltou.

A capacitação contou com palestras de profissionais da rede: a diretora Aline Tristão abordou o panorama atual e estratégias de enfrentamento à demanda de neuropediatria; o analista de Regulação da SMS, Irálio Fedrigo, falou sobre fluxos e protocolos de regulação de acesso na rede; o chefe da Unidade de e-Saúde do HC-UFTM, Joilson Meneguci, desdobrou sobre formatos de telessaúde; a neuropediatra Fernanda Brandão Resende explicou sobre a telessaúde em neuropediatria já realizada no Município; e analista em Regulação da SMS, Carmelita Fernandes, sobre fluxos de atendimento ao paciente com autismo e deficiência intelectual. 

Atualmente, o município faz o matriciamento entre a Atenção Básica e a Especializada, ou seja, a médica neuropediatra do HC-UFTM, através de teleconsultoria em neuropediatria, presta apoio aos médicos e pediatras das unidades de saúde. Além disso, as equipes da Atenção Básica seguem sendo capacitadas para atender essa demanda.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.