Sexta, 21 de Março de 2025 20:35
(34) 3334-4440
Cidade Poéticas Rueiras

O que um Professor de História pode fazer pelo mundo? Pergunte a Edson Militão!

Arte Salva! Já dizia Nan.Caos

14/03/2025 00h17
Por: Alessandro Dornelos
Edson Militão
Edson Militão

O que um professor  de história pode fazer pelo mundo? Só sei sentir que o papel do historiador é nos provocar frente as questões que nos arrudeam. O historiador, o professor de história é capaz de criar novos sentidos á nossa cegueira de entendimento. 
Hoje, no Centro Cultural Cecília  Palmério, no lançamento  do livro"" Princesinha da Farinha Podre""  de André Borges Lopes, entre a plateia atenta, estavam alunos da Escola Frei Leopoldo e professores presentes. 
Entre eles, o Professor  de História Edson Militão. Escutei sua fala sobre Uberaba, sobre as encruzas históricas num clima emotivo, pois me emociona ver alunos da rede pública  em territórios culturais.
Toda vez eu choro! Choro por achar que ainda faço pouco demais pelos nossos que ainda não tem acesso aos espaços culturais da cidade. Choro porque a arte, a poesia, a literatura, uma exposição pode mudar a vida de uma pessoa, assim como a minha foi mudada quando aluno da Escola Municipal  Boa Vista, convidado a ver um autor famoso da literatura infantil em passagem pela cidade.
Edson me mostra que a voz de um professor de história, barra historiador, navega por mares esperançosos. A existência de Edson mostra que almas serão impactadas por alguém que acredita na poesia, na arte como tambor anunciador de novas giras do saber. Um professor  de história nos ensina a encarar  as fontes, a vislumbrar o passado no presente, a recortar um período histórico para entendermos quem somos e como somos afetados pelas ações humanas.
Na Princesinha da Farinha Podre existe um professor/slammer/slammaster/poeta/escritor/militante que assume as consequências em ser professor de almas.
Edson Militão é desses seresQuilombo, grande embondeiro avistado á distância, búzioRiqueza de se ouvir calado, aprendendo e apreendendo cada fala recheada de amor e resistência.  Edson Militão é professor  de História, respeita! Respeita quem assume a missão  freireriana em ensinar na prática que a educação é, sempre será o "caminho que vai dar no sol".
Obrigado Edson!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.