Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

19/05/2020 05h00
Por: Redação
Festa de Nossa Senhora da Abadia está suspensa - Foto: Portal Uberaba Online
Festa de Nossa Senhora da Abadia está suspensa - Foto: Portal Uberaba Online

SEM FESTA DA ABADIA

“Todos sabem do tempo que estamos vivendo, e pensando em proteger a vida, como compromisso que a Igreja sempre teve e sempre terá, o Arcebispo Dom Paulo, junto com o Padre Márcio Ruback e Padre Alexsandro Nunes, optaram por adiar as festas em louvor à Nossa Senhora da Abadia de Romaria e Uberaba”, disse a nota da Arquidiocese.

 

ESTUDANTES DO IFTM PREOCUPADOS

Estudante do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM - Uberaba) estão preocupados: “Chegou ao meu conhecimento e de muitos outros estudantes que as atividades remotas (que acontecem devido ao Covid-19) seriam suspensas, de modo a continuar o semestre de forma presencial no momento em que a pandemia acabasse. Isso acarretaria em um grande prejuízo o ATRASO DO SEMESTRE”, disse um estudante. 

 

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

O Governo de Minas, por meio do programa Transforma Minas, abre uma vaga de ouvidor de assédio moral e sexual na Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG). O profissional terá o papel de acolher as manifestações sobre as práticas abusivas no âmbito da administração pública estadual, entre outras atribuições. A carga horária a ser cumprida é de 40h semanais, com remuneração mensal é de R$ 9 mil.

 

ZEMA E PREFEITOS

O governador Romeu Zema iniciou ontem uma série de reuniões, por videoconferência, com prefeitos de diversas regiões de Minas, para discutir as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no estado e medidas adotadas para retomada gradual e segura da economia.

 

TRABALHO BEM FEITO

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, ressaltou o trabalho bem feito no estado e repassou algumas demandas para a área da Saúde. “Minas está em uma situação tranquila, graças às medidas adotadas na hora certa”, disse.

 

PREFEITOS “ENCONTRAM”

Fortemente impactados com a pandemia do novo Coronavírus, prefeitos da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) participaram, sexta-feira (15), de videoconferência conduzida pelo presidente da entidade e prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

 

BUSCA DE SOLUÇÕES

Durante o encontro virtual, os prefeitos expuseram posicionamentos para buscar soluções aos municípios para o impacto financeiro provocado pela Covid-19, como forma de fazer frente à queda significativa na arrecadação também nos municípios da área da Amvale.

 

PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) e que conta com a adesão de oito dos seus municípios consorciados, teve sua aprovação durante videoconferência.

 

REDUÇÃO EM MINAS

No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, ontem, o Governo de Minas, por meio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), divulga o levantamento das ocorrências registradas em 2018, 2019 e entre janeiro a abril de 2020, relativas a situações ocorridas com crianças e adolescentes no estado. Em Minas, os dados de janeiro a abril de 2020 apresentaram redução, se comparados aos de 2019.

 

POSSE DE MINISTROS

Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin tomam posse no próximo dia 25 de maio, às 17h, como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em razão das medidas de distanciamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (responsável pela covid-19), o evento será realizado, de forma inédita no Tribunal, com uma mesa virtual de autoridades.

 

MINAS DIGITAL

Em Minas Gerais, 60,7% das etapas dos serviços prestados ao público pelo governo estadual são digitais. O número, divulgado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), leva em conta o Índice de Transformação Digital, do Programa Minas Atende, e demonstra que os cidadãos mineiros têm precisado se deslocar menos até unidades presenciais para solicitar serviços como emissão de boletins de ocorrência e segunda via de documentos. 

 

ATENDIMENTO DIGITAL

Ao todo, o Governo de Minas disponibiliza 735 serviços pelo Portal MG (www.mg.gov.br). Juntos, esses serviços somam 1.721 etapas. De acordo com dados da Diretoria Central de Atendimento Eletrônico da Seplag, 425 etapas são de autosserviço, ou seja, quando o usuário não precisa acionar diretamente órgãos e entidades. Outras 611 etapas dos serviços são digitais: quando o cidadão não necessita comparecer ao órgão responsável, mas demanda interação com servidor.

 

PANDEMINA vs ELEIÇÕES

A pandemia de Covid-19 deixou em segundo plano o processo eleitoral que vai escolher (ou reconduzir) chefes de prefeituras e ocupantes das câmaras municipais. Por outro lado, a necessidade de responder de forma adequada a um inimigo que ameaça vidas e tomar decisões corretas em um cenário de tantas incertezas pode influir, e muito, no veredito das urnas. Não apenas no fim do ano, mas também em 2022, já que os governadores têm nas mãos responsabilidade sobre as estratégias de ação.

 

GENERAL NA SAÚDE

O Ministério da Saúde confirmou, no sábado (16), que o secretário-executivo da pasta, Eduardo Pazuello, assumirá interinamente o comando do Ministério, substituindo Nelson Teich, que deixou o governo na sexta-feira (15). General do Exército, Pazuello foi nomeado para o segundo cargo mais alto da hierarquia ministerial no último dia 22, após Teich assumir o ministério no lugar de Luiz Henrique Mandetta.

 

MAIS MÉDICOS

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União de ontem a lista de médicos cubanos que serão reincorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil. De acordo com a Portaria nº 31, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde será concedido registro único para o exercício da medicina, no âmbito do projeto, aos médicos cubanos “reincorporados em 1ª chamada do Edital nº 9 de 26 de março de 2020”.

 

BOLSA FAMÍLIA

O governo federal determinou a suspensão das atualizações cadastrais de beneficiários do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial de R$ 600 estiver sendo pago. Também estão paralisadas "ações de administração de benefícios", como o bloqueio ou suspensão do pagamento. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, em portaria do Ministério da Cidadania e já está em vigor.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários