Mebox
RC1
Cidade

HC-UFTM é referência para receber gestantes e recém-nascidos com Covid-19

Segundo o Plano de Contingenciamento para a Covid-19, o HC-UFTM tem 50 leitos equipados com ventiladores mecânicos

20/05/2020 05h00
Por: Redação

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) é referência para receber gestantes e recém-nascidos com coronavírus. Para o atendimento da população em geral, é o segundo hospital de retaguarda em Uberaba, depois do Hospital Regional José Alencar (HR).

Segundo o Plano de Contingenciamento para a Covid-19, o HC-UFTM tem 50 leitos equipados com ventiladores mecânicos, que podem ser utilizados para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da doença.

Em março, o HC-UFTM adotou uma série de medidas internas, visando a proteção da população e dos profissionais de saúde envolvidos. Parte dos atendimentos ambulatoriais, as cirurgias eletivas e as visitas aos pacientes no HC-UFTM continuam suspensas.

Em abril, o hospital fez diversas mudanças estruturais para melhorar atendimento de pacientes com coronavírus. No mesmo mês, HC-UFTM recebeu novos profissionais para atendimento de pacientes com Covid-19.

 

Ações - A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) divulgou ao G1 o balanço de ações realizadas nos campi em Uberaba e Iturama para o enfrentamento à Covid-19. Atividades englobam pesquisas, Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), testagem de coronavírus, campanhas educativas, ações solidárias e produção de álcool glicerinado.

O levantamento, com dados de março e abril, foi enviado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que apresentou um compilado das atividades promovidas por 46 universidades brasileiras.

Até o momento, a UFTM tem uma pesquisa aprovada e outras quatro que ainda são analisadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O projeto aprovado foi iniciado no começo de maio e avalia a resposta imune na infecção pela Covid-19 em pacientes de Uberaba.

Em relação aos EPIs, há quatro ações desenvolvidas pela UFTM. Uma delas é a pesquisa do professor Renato Luvizoto, do Departamento da Engenharia de Produção, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que produz equipamentos complementares para profissionais de saúde que atuam na linha de frente no Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM).

Outra ação relacionada aos EPIs foi a doação de três caixas acrílicas manufaturadas que são utilizadas como Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) em procedimento de intubação de paciente. Duas caixas estão no bloco cirúrgico e no berçário da pediatria do HC-UFTM, e a terceira, no laboratório de habilidades, onde alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem fazem treinamento.

Além de produzir viseiras em impressora 3D para profissionais de saúde, a UFTM abriu campanha de doação de materiais para produção de EPIs.

A UFTM tem uma ação de testagem de coronavírus, com 10 mil testes disponibilizados, que é feita em parceria com a Mosaic Fertilizantes e Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu).

Uma das duas campanhas educativas promovidas pela universidade foi a abertura de inscrições para selecionar projetos de extensão universitária para concessão de bolsas em 2020, que serão oferecidas pela Funepu para enfrentamento ao coronavírus.

Sobre as ações de solidariedade promovidas junto à comunidade, há oito realizadas pela UFTM. Entre elas, a divulgação de uma cartilha de autocuidado com a saúde mental e a divulgação de material gráfico com o passo a passo para utilização das máscaras indicadas pelo Ministério da Saúde.

Outra ação com envolvimento da UFTM no combate ao coronavírus em Uberaba é a participação do reitor, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, no Grupo Estratégico de Gestão de Risco, e a coordenação técnica da médica infectologista e professora da UFTM, Cristina Barata, no Comitê Técnico-Científico. Ambos os grupos foram instituídos pela Prefeitura.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários