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Leitura real nos hidrômetros gera dúvidas nos consumidores

Com o retorno da leitura nos hidrômetros, a Codau registrou uma apuração de consumo maior nas casas

20/05/2020 05h00
Por: Redação
“Volta da leitura nos hidrômetros gerou apuração de consumo real e dúvidas entre os consumidores”, afirma o presidente da Codau Luiz Guaritá Neto - Foto: Neto Talmili
“Volta da leitura nos hidrômetros gerou apuração de consumo real e dúvidas entre os consumidores”, afirma o presidente da Codau Luiz Guaritá Neto - Foto: Neto Talmili

O retorno da leitura real nos hidrômetros e as devidas compensações feitas em cima da média de abril, para os casos em que esta média ficou abaixo do aferido no imóvel, está criando dúvidas entre os consumidores sobre os valores da conta de água e esgoto da Codau neste mês de maio. Entre as dúvidas estão o aumento de tarifa no período e erro na leitura.

“Não houve nenhum tipo de reajuste, apenas o aprovado em dezembro com validade para o ano de 2020. O que os nossos clientes estão percebendo nas contas atuais é única e exclusivamente a variação do que foi consumido em cada residência”, ressaltou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto.

Com o retorno da leitura nos hidrômetros, a Codau registrou uma apuração de consumo maior nas casas, já que com a permanência das famílias mais tempo em casa em virtude do isolamento social, houve uma tendência muito perceptível de aumento de gasto de água. Assim, quando as faturas voltaram a ser emitidas com base na leitura dos hidrômetros, este consumo a mais foi acusado nas contas. Há casos em que o consumo foi de 20% maior.

Os clientes da Codau, que agora estão recebendo as faturas da competência do mês 05, com variação de valores fora dos padrões para o imóvel, já estão entrando em contato com a Companhia para se informar sobre suas contas. Parte do suporte está sendo remoto via 115 e, quando necessário, é agendado o presencial no Serviço de Atendimento ao Consumidor, na av. Leopoldino de Oliveira. O Fale 115 passou a ficar congestionado nesta semana, pois os contatos que antes duravam em média um minuto e meio agora se estendem por seis minutos. A Codau, por conta disto, abriu novas linhas - os telefones 3318-6000 e o 3318-6090.

O presidente da Companhia também observou que os consumidores devem ter o hábito de acompanhar a variação de consumo de sua residência para verificar como anda o gasto diário. “A autoleitura é um diferencial e trata-se da possibilidade de controlar melhor o consumo de água, realizando as próprias análises”, disse Luiz Neto.

A leitura pode ser feita diariamente e o cliente tem um campo específico no site da Companhia para fazer a projeção de consumo. O link é o: http://www.codau.com.br/av_projecaoDeConsumo.php. Basta que o usuário informe o identificador do imóvel com o dígito e será possível saber tanto os valores a serem pagos quanto a quantidade de água consumida no período analisado.

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