Quinta, 17 de Abril de 2025 19:07
(34) 3334-4440
Cidade Cidade

Município dá início à segunda operação com drone para combate ao Aedes aegypti

Município dá início à segunda operação com drone para combate ao Aedes aegypti

22/03/2025 04h00
Por: Redação
Tecnologia auxilia no monitoramento e controle de focos do mosquito transmissor da dengue - Foto: Divulgação
Tecnologia auxilia no monitoramento e controle de focos do mosquito transmissor da dengue - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba dará início à segunda operação com uso de drone para identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação está prevista para segunda (24) e terça-feira (25). Porém, caso as condições estejam favoráveis, a operação poderá ser concluída ainda na segunda.
O drone fará um mapeamento aéreo detalhado de uma área de 412,90 hectares, que engloba 10 bairros. As informações coletadas serão compiladas em um relatório que identificará pontos críticos, como caixas d’água abertas ou criadouros expostos. A partir do levantamento, os proprietários dos imóveis serão notificados e a Secretaria de Saúde, em conjunto com o Departamento de Posturas, ligado à Secretaria de Defesa Social, organizará operações para eliminar os focos, reforçando a presença dos agentes nos bairros mapeados.
Nesta segunda etapa, os drones farão o mapeamento em regiões dos bairros Volta Grande, Vila Raquel, Vila Planalto, Terra Nova, Jardim Uberaba, Recreio dos Bandeirantes, Parque das Américas, Jardim Induberaba, São Benedito e Bom Retiro.
Atualmente, Uberaba conta com mais de 260  agentes de combate às endemias, que fazem visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos dos mosquitos, além de prestar orientações aos moradores. Contudo, os agentes ainda encontram um alto número de imóveis fechados, o que impede o trabalho de controle de endemias. Pensando em solucionar o problema, a SMS investiu no uso de drone de mapeamento, tendo sido a primeira operação realizada em dezembro de 2024.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.