Mebox
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

21/05/2020 05h00
Por: Redação

AÇÕES PARA A CULTURA DE UBERABA?

A Fundação Cultural de Uberaba apresentou as ações que tem realizado ou com previsão de realização para diminuir os impactos da crise em decorrência da pandemia de Covid-19. Foram 500 assinaturas em petição online solicitando esta apresentação, que se deu por ofício, respondido ao Fórum Permanente de Cultura de Uberaba, espaço que tem reunidos artistas, técnicos, produtores e profissionais em busca de soluções para o setor na cidade. Apesar de pouco expressivas e ainda menos eficazes para a cultura, sem resultados reais, abro espaço para divulgar abaixo as principais ações da pasta municipal. O ofício na íntegra pode ser solicitado ao e-mail [email protected] 

 

- Feira Virtual de Artesanato Online com produção de vídeos com os produtos das artesãs divulgados nas redes sociais. 

- Feira de Empreendedorismo Negro Online onde empreendedores negros podem expor e comercializar seus produtos nos canais de Comunicação Social da FCU. 

 - Projeto #culturauberabasolidária onde artistas já credenciados em edital anterior à crise podem transmitir suas lives pelas redes sociais e pela TV Câmara de Uberaba com patrocínio do setor privado. 

- Circuito Cultural Online divulgação das lives já realizadas por artistas da cidade nas redes sociais da Fundação Cultural. 

- Exposição on-line dos alunos do curso de história da arte da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). 

- Aguardando e acompanhando a aprovação dos projetos de lei da Sra. Benedita da Silva e outros, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural. 

- Aguardando e acompanhando o projeto de lei dos Srs. José Guimarães e André Figueiredo, que dispõe sobre a concessão de benefícios emergenciais aos trabalhadores do setor cultural a ser adotado durante o Estado de Emergência em Saúde que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 e dá outras providências. 

- Em desenvolvimento projeto emergencial para os artistas através da instrução normativa n° 5 de 20 de abril de 2020 que define procedimentos extraordinários para captação, execução, prestação de contas e avaliação de resultados de projetos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

REGINA DUARTE DEIXA A SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA

Ator Mário Frias foi convidado para assumir a pasta logo após o anúncio da saída da atriz Regina Duarte. Em dois meses na Secretaria Especial de Cultura do governo Bolsonaro, Regina não conseguiu apresentar nenhum projeto expressivo, tampouco nenhuma medida de diminuição dos impactos causadas pela crise no setor. 

 

UBERABA SE DESPEDE DE MÁRCIO FUMAZZA

Faleceu no último sábado, dia 16 de maio, o ator e diretor de teatro de Uberaba Márcio Fumazza em decorrência de uma parada cardíaca. Fumazza foi também professor de teatro e fundador do grupo Ophicina de Theatro e da Cia. Masque, ambos com diversos espetáculos em seus repertórios. Um ícone do teatro local que marcou uma geração em um período muito fértil da produção cênica da cidade. Deixa um legado teatral para a Uberaba que permanece vivo em seus inúmeros alunos espalhados pelas artes e fora delas. 

 

DOCUMENTÁRIO SOBRE CULTURA AFRO É LANÇADO EM UBERABA

O documentário "As contas do Rosário", narra a trajetória do Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares e do seu quartel. Um Quilombo Urbano e dinâmico que anima diferentes trajetórias em Uberaba - MG.  A narrativa se desenrola a partir de entrevistas com os membros, reflexões e cenas do cotidiano do Terno.  O documentário se divide em três partes, sendo: Parte 1: “Ô, me dá licença, licença me dá!” Apresentação do Terno e aspectos gerais de sua história. Parte 2: “Há sempre uma conta nova no Rosário de mamãe.” Reflexões acerca do Corpo Negro e da busca pelo Quilombo. Parte 3: Kòló a raiz mais profunda oralidades e origens. O documentário faz parte do trabalho de pesquisa de mestrado do Moçambiqueiro Maycol Mundoca que assina a idealização, pesquisa e direção. Iniciadas em 2018, as captações, o roteiro, produção e edição tomaram formas poéticas pelas lentes e pelas mãos de Lugullar. Já está disponível no youtube e Igtv. 

 

DRIVE IN FESTIVAL

Estreia nesta quinta, dia 20 de maio, o Drive In Festival em Uberaba. O evento que conta com música, cinema e as pessoas permanecem dentro de seus carros, foi inspirado nos antigos drive in’s de cinema. A estrutura foi montada no estacionamento do Praça Shopping e conta na sua primeira edição com a apresentação de Dj Fabiano, banda Projeto ao Cubo e o filme De volta para o Futuro. A entrada é 2 quilos de alimentos não perecíveis por pessoa em cada carro. A programação segue até Junho sempre com música e filme e arrecadação de alimentos que serão doados a instituições e outros artistas e técnicos que tem passado por dificuldades nestes períodos. 

 

POESIA EM TEMPOS DE PANDEMIA 

O Coletivo Cultura Plural, que realiza ações culturais em Uberaba, tem enviado poesias com ilustrações a crianças e adolescentes da cidade que não tem acesso à internet. A ação cultural solidária Pequenas Poesias para tempos de pandemia tem o apoio do Sindicato dos Correios e através deles são enviadas diretamente as casas. Vários artistas e escritores tem se unido a iniciativa. Para participar basta entrar em contato com o coletivo no Instagram.

Elisa Carvalho, idealizadora do projeto e do Coletivo Cultura Plural, recebendo as poesias para envio. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários