Mebox
RC1
Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

Bastidores

BastidoresBastidores por Lawrence Borges

21/05/2020 05h00
Por: Redação
O presidente do Legislativo, Ismar Marão, apoia iniciativa cultural - Foto: Rodrigo Garcia/CMU
O presidente do Legislativo, Ismar Marão, apoia iniciativa cultural - Foto: Rodrigo Garcia/CMU

AJUDA AOS PROFISSIONAIS

Os uberabenses poderão conferir hoje evento diferente na cidade, o qual irá unir num mesmo espaço música e cinema. O “Drive in Festival: música e cinema dentro do carro” nasceu com objetivo de ajudar profissionais que se dedicam à realização de eventos, instituições filantrópicas, bem como de aproximar um pouco mais a população das atividades culturais durante esse momento de isolamento, segundo seus idealizadores.

 

PRESIDENTE DA CMU APOIA

O presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Ismar Marão, apoia a iniciativa do “Drive in Festival: música e cinema dentro do carro” e ajudou os organizadores nas tratativas com a Administração Municipal, é um grande defensor do acesso à cultura. O parlamentar destaca que projetos culturais são importantes para o enriquecimento intelectual do indivíduo, além de serem algo prazeroso.

 

MANTIDO DECRETO

Em decisão emitida na noite de terça-feira (19), a Justiça Federal ordenou que a Prefeitura de Uberaba mantenha em vigor o Decreto Municipal 5.459, que disciplina medidas de proteção à coletividade para o enfrentamento ao coronavírus, incluindo regras para o funcionamento do comércio.

 

13º NO BOLSO

O governador Romeu Zema anunciou ontem o pagamento do 13º aos 17% dos servidores que ainda não tinham recebido o abono natalino referente a 2019. Zema também anunciou a escala de pagamento de maio. A primeira parcela, no valor de R$ 2 mil, será depositada no dia 22 e a segunda, com o restante, no dia 27 de maio.

 

MP DA IMPUNIDADE

Na terça-feira (19), deputados do Partido Verde ajuizaram no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI nº) contra a Medida Provisória 966/2020, também chamada pelos parlamentares de MP da Impunidade. A proposta é barrar a impunidade a agentes públicos que tenham causado danos decorrentes de atos culposos, seja por ação ou omissão, durante a pandemia.

 

SEM CRÉDITO

O presidente da República é uma das instituições que menos geram confiança no Brasil, hoje, segundo a pesquisa Opiniões Covid-19. A primeira fase, que entrevistou pessoas no início da quarentena, entre 1º e 3 de abril, já havia detectado que para apenas 32% dos entrevistados o presidente era a figura mais confiável e agora, depois de entrevistar a população, entre 29 de abril e 1º de maio, o estudo identificou que esse percentual caiu para 15%.

 

INOCENTADO

O deputado federal José Vitor de Resende Aguiar, o "Zé Vitor" (PL), de Araguari, recebeu decisão favorável, na segunda-feira (18), referente a uma ação processual no TRE-MG. Em 2019, o MPF acolheu representação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que alegava que Zé Vitor teria utilizado "Caixa 2" na campanha eleitoral de 2018.

 

COVID-19 EM MINAS

O novo coronavírus tirou a vida de 177 pessoas em Minas. São dez perdas em um dia, maior índice para o período desde o início da pandemia. O total de infectados em 24 horas também é recorde: 309 doentes - 5.286, no total. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), publicado nesta quarta-feira (20).

 

SEM AULAS

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), declarou, na tarde de ontem, em uma rede social, que "as aulas continuam suspensas e não há previsão de serem retomadas". Em entrevista à Rádio Itatiaia, na manhã de ontem, porém, o governador admitiu que o retorno das aulas presenciais nas escolas poderá ocorrer somente no ano que vem. A medida seria mais uma alternativa adotada pelo governo do estado a fim de evitar a propagação do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

 

ADIADO ENEM

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, 30 dias, informou a pasta ontem. A decisão foi anunciada um dia após o Senado Federal aprovar um projeto de lei que prevê o adiamento em virtude da pandemia de Covid-19. Mas o texto, que segue para a Câmara, não estipulou uma nova data.

 

DEPUTADO BOLSONARISTA MORRE

O deputado estadual fluminense Gil Vianna (PSL-RJ) aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que morreu com a Covid-19 na noite de terça-feira, foi tratado com cloroquina. O medicamento, que teve protocolo de uso liberado em amplo aspecto nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, é administrado, junto a outras medicações, no hospital em que o parlamentar estava internado, em Campos dos Goytacazes, no Rio.

 

PIADA

O cirurgião plástico Dr. Rey está comprometido em se tornar ministro da Saúde, de Bolsonaro. Em seu perfil no Twitter, Rey garantiu que acabará com o novo coronavírus caso assuma o Ministério.

 

PAGAMENTO EM MINAS

A primeira parcela do salário dos servidores estaduais será paga na próxima sexta-feira (22). Já a segunda, na semana que vem, em 27 de maio. A escala foi anunciada pelo governador Romeu Zema, onem, durante coletiva. Até R$ 2 mil serão quitados na primeira parcela, enquanto o restante fica para a segunda. Os profissionais da saúde e da segurança já tinham recebido pagamento referente a abril no dia 15.

 

REDUÇÃO SALARIAL

O Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais (TRT-MG) suspendeu a liminar que garantia o pagamento integral dos salários dos professores das escolas particulares durante o período da quarentena. Na prática, as instituições de ensino ficam autorizadas a recorrer à Medida Provisória 936, que prevê a redução de jornada e de salário por um período de três meses, enquanto o Governo Federal complementa parte da renda.

 

 

 

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários