Mebox
RC1
Cidade

"A esperança Contra o Coronavírus": Prefeitura lança e-books em quadrinhos

As obras serão disponibilizadas no site de atividades recreativas da Secretaria de Educação

23/05/2020 05h00
Por: Redação
Os livros estarão disponíveis no site de atividades da Secretaria de Educação - Foto: Divulgação/PMU
Os livros estarão disponíveis no site de atividades da Secretaria de Educação - Foto: Divulgação/PMU

A Prefeitura de Uberaba lança no próximo dia 26, os e-books em "A Menina do Violino Azul" e "A esperança Contra o Coronavírus", criados pelo desenhista Lacerda. As obras serão disponibilizadas no site de atividades recreativas da Secretaria de Educação (https://sites.google.com/uberabadigital.com.br/semed). As histórias têm tudo a ver com Uberaba, os 200 anos e os elementos que fazem parte dessa construção da identidade de uma cidade, como os dinossauros, o zebu e Chico Xavier. Além disso, trata de um assunto social relevante: a inclusão. O lançamento será a partir das 9h30, em live que acontecerá no canal do youtube da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com a participação do autor e do professor Luiz Carlos Borges Ribeiro, geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM e idealizador do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.

Lacerda é desenhista, pós-graduado em designer de multimídia, roteirizou e ilustrou as histórias em quadrinhos "A Menina do Violino Azul", "A esperança Contra o Coronavírus" e a "Fadinha Careca". De acordo com ele, a Menina do Violino Azul preenche uma lacuna na produção de Histórias em Quadrinhos na cidade de Uberaba. "Uberaba pode se tornar um centro produtor de Histórias em Quadrinhos. Temos uma riqueza cultural única, somos conhecidos como a cidade dos Dinossauros, a capital do Zebu, a terra de Chico Xavier, a cidade das igrejas históricas e isso precisa ser divulgado", diz. O livro é ficcional, porém foi escrito baseado em entrevistas com atletas paralímpicos da Associação de Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu.

 

A obra é a primeira HQ do Brasil ao abordar a pandemia da Covid-19

 Segundo o autor, a "Esperança Contra o Coronavírus", é a primeira história em quadrinhos a abordar esse tema no Brasil. "Essa doença mudou tudo. O objetivo do livro ilustrado é mostrar, de forma lúdica, como precisamos mudar nossos hábitos de higiene e proteger as pessoas do grupo de risco. A Prefeitura de Uberaba sai na frente ao disponibilizar este material no seu site, o qual pode ser lido pelo celular sem riscos para quarentena", afirma.

A primeira parte conta a história de uma criança cadeirante que muda sua vida após conhecer Peirópolis, um dos maiores sítios paleontológicos da América Latina, e seus dinossauros. O enredo é cheio de aventuras, de promoção da inclusão das pessoas com deficiência, além de atrativo design gráfico. Lacerda, o idealizador do projeto informa que cada escola da rede municipal de Uberaba vai receber um exemplar impresso.

"A abordagem feita pelo autor traz um olhar para a inclusão, que vai além das limitações físicas ou intelectuais. Aborda com maestria também a inclusão das pessoas, no que se refere ao acesso de todos, independentemente das limitações, aos bens socioculturais da humanidade, como por exemplo, o patrimônio histórico e científico", considera a professora Silvana Elias, secretária de Educação de Uberaba.

A segunda parte "A Esperança Contra o Coronavírus", apresenta de forma lúdica a história da criança cadeirante em uma aventura com dinossauros de Peirópolis, o boi Chave de Ouro do Museu do Zebu, o primeiro presidente da ABCZ, Geraldino Rodrigues da Cunha e o médium Chico Xavier. O principal objetivo é chamar a atenção para a proteção de pessoas no grupo de risco durante o período da quarentena e conscientizar as crianças sobre os novos hábitos de higiene na luta contra o coronavírus.

De acordo com Luiz Carlos Borges Ribeiro, geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM e idealizador do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, "A Menina do Violino Azul" é a obra mais consistente publicada em Uberaba voltada ao público infanto-juvenil que traz à luz do conhecimento a fantástica pré-história vivenciada aqui entre 80 e 66 milhões de anos atrás. "Com uma linguagem didática e leitura prazerosa, guarda consigo uma exatidão científica e fidedigna da geologia regional e seu conteúdo paleontológico. Com certeza uma ferramenta primorosa na educação patrimonial nomeadamente do público estudantil acerca dos valores de nossa geodiversidade, reafirmando a cidade como a terra dos dinossauros do Brasil", diz.

O livro em formato de e-book, de acordo com ele, chega em momento muito especial para a comunidade, corroborando para o fortalecimento do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.

Neste caso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo teve grande participação no incentivo ao fomento das informações do macroprojeto de turismo da Cidade. "Com toda a certeza, será elemento fundamental na geração do sentimento de pertencimento de toda a população sobre os valores e as identidades únicas de nosso território, requisito imprescindível para o reconhecimento do Geopark Uberaba como membro da Rede Global de Geoparks da Unesco", relata Luiz Carlos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários