Mebox
RC1
Coluna

Economia

Carlos Eduardo do Nascimento

Coluna do Kadu

Coluna do KaduProf. Dr. Carlos Eduardo do Nascimento - Advogado e Consultor Tributário - Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Secretário Adjunto de Administração da Prefeitura Municipal de Uberaba - Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG - Membro da Comissão Permanente de Estudos de Direito da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/MG - Avaliador de Cursos do INEP/MEC - Coordenador Pedagógico - Soluções Educacionais VLEX

23/05/2020 05h00
Por: Redação

PRIMEIRA COLUNA

Em minha primeira coluna neste Jornal em 2017, fiz uma menção a Obra de Maurício Werner que repito hoje:

“Esta célebre frase de Mauricio Werner define bem o atual momento econômico pelo qual o mundo passa na atualidade. Ressalte-se que este livro, publicado pelo autor acima citado em 2007, viralizou pelo mundo afora e vem sendo utilizado desde administradores a leigos sem ter a exata noção da teoria por detrás da mesma, pois a segunda parte do mesmo título informa: ‘... não existe crise para todo mundo ao mesmo tempo’

Existem e sempre existirão oportunidades em qualquer momento econômico e é exatamente nesta direção que devem colocar suas forças, aqueles que pretendem se destacar nos momentos econômicos em que a atual crise tem, não apenas batido em nossas portas, mas arrombado estas e invadido sem qualquer pudor nossas casas.”

 

A ECONOMIA É CÍCLICA

Para os incrédulos, e principalmente aqueles que criticam sem qualquer base teórica, mas apenas baseados em retóricas vazias, vai uma dica, quem disse que a existem ciclos econômicos, não fui eu, mas John Maynard Keynes (Economista britânico cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da macroeconomia, bem como as políticas econômicas instituídas pelos governos), bem como Joseph Alois Schumpeter (Economista e cientista político austríaco, que é considerado um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX, e foi um dos primeiros a considerar as inovações tecnológicas como motor do desenvolvimento). Foi com base em ambos que defendi minha Tese de Doutoramento em Direito Político e Econômico pela Mackenzie em novembro de 2015 e baseado no estudo que foi desenvolvido por mim naquela época que posso afirmar que a expressão AC/DC citada colunas atrás, faz todo sentido na atualidade, pois o COVID-19 tem criado um grande caos em determinados setores da economia mundial, mas tem também aberto possibilidade em outros setores, que até então amargavam prejuízos incomensuráveis.

 

EXTERNALIDADES POSITIVAS E NEGATIVAS

Quando falamos de ciclos econômicos e em externalidades positivas e/ou negativas estamos nos referindo também aos impactos que o COVID-19 tem causado em setores específicos da economia, impactando de forma negativa em alguns, mas de forma totalmente positiva em outros. Poderíamos utilizar como diferencial para este impacto, na atualidade, a possibilidade de se utilizar das modernas tecnologias para adaptação de seu negócio, pois, aqueles que conseguirem aproveitar este momento para estabelecerem um diferencial competitivo, criando um nicho no mercado, irão com certeza se destacar e impor ao mercado mudanças tão radicais, que provavelmente estabelecerão estes diferenciais e se tornarão imbatíveis quando as situações provocadas pelo COVID-19 se forem.

 

EXEMPLO DE EXTERNALIDADE POSITIVA

No momento atual, onde quase tudo deve ser feito através da Rede Mundial de Computadores (INTERNET), surge de uma forma mais contundente a  possibilidade de aperfeiçoamento de seus conhecimentos e especialidades, pois temos nesta grande rede, alguns Institutos que proporcionam conteúdo de qualidade, tratados através de uma visão científica e apolítica, feita por pesquisadores comprometidos com o ensino e a democrática propagação/divulgação do conhecimento.

 

IPÊ JUR E INSTITUTO LIBERDADE DIGITAL

Em momentos de Pandemia, OU NÃO, ficam ainda em maior evidência estes excelentes Institutos, criados com o intuito de difundir informações de qualidade. Indico a adesão a estes canais no Youtube, sendo o Canal do IPÊ JUR do Prof. Yuri Lannes (https://www.youtube.com/channel/UCkZxzDqcLJo7D6L6O2CsbNA) e do INSTITUTO LIBERDADE DIGITAL do Prof. Dr. Diogo Rais (https://www.youtube.com/channel/UCWxG8jDEsVd9ikHEzlHnhxw). Além de excelentes conteúdos que são, quase que diariamente difundidos por Excelente Pesquisadores, não apenas da área jurídica, bem como de outras áreas, fazendo desta forma um debate transdisciplinar com importantes nomes do cenário nacional e internacional.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários