Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

26/05/2020 05h00
Por: Redação

PEDIRAM PARA SAIR

Deputados do PT protocolaram ontem, no Supremo Tribunal Federal, pedido de impeachment do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno.

 

EXPLICAÇÃO

O pedido foi protocolado três dias depois de o general afirmar que era "inaceitável" o ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, solicitar avaliação da Procuradoria-Geral da República  para apreender o celular do presidente da República, Jair Bolsonaro. 

 

CASOS DE CORONAVÍRUS

O boletim diário divulgado ontem, no fim da tarde, pela Prefeitura de Uberaba apontou que a cidade tem 161 casos confirmados de coronavírus. O município não registrou nenhum óbito pela doença nas últimas 24 horas; nenhuma morte é investigada e segue com seis óbitos. São 99 pessoas recuperadas da doença. Já os casos suspeitos, que não foram testados, a cidade registra 1.117. E o número de pacientes que tiveram o resultado negativo para a doença passou para 1.545. A Prefeitura ainda divulgou que os pacientes com a Covid-19 ocupam 16% dos leitos de UTI da cidade e 12% dos disponíveis em enfermaria.

 

NINGUÉM CONTA

Pilhas de diagnósticos pendentes somados a doentes e mortos sequer testados para a Covid-19 se acumulam em grande subnotificação em Minas Gerais e reverberam no meio acadêmico e clínico por mascararem a gravidade da doença no estado. Levantamento da reportagem do Estado de Minas sobre dados do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostra que o quadro mais grave de internação por doenças pulmonares como a infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) já afetou expressivamente mais mineiros que em 2019, com 8.099 doentes neste ano contra 1.024 do mesmo período do ano passado, uma alta de 691%. As mortes saltaram de 116 para 1.088, um aumento de 838% durante a pandemia (confira tabela abaixo).

 

LINHA DE FRENTE

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião remota na última quinta-feira (21), proposições que buscam garantir a saúde e a segurança de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e de seus familiares. Os projetos alteram a Lei 23.631, também aprovada na ALMG, que define um conjunto de medidas para o enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus.

 

DETRAN ATENDE

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) retomou o atendimento presencial ontem. O atendimento passa ser feito após agendamento no site da instituição. O Detran afirma que os atendimentos serão para resolver pendencias com registro e documentação de veículos, e para serviços relativos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todas os atendimentos serão de pendências anteriores ao dia 19 de fevereiro.

 

CÂMARA APROVA

Um equívoco na venda de um terreno por parte da Codemig fez com que a Prefeitura encaminhasse à Câmara Municipal um Projeto de Lei para autorizar a permuta entre duas áreas com a empresa 4 Irmãos Administradora de Imóveis. A Câmara Municipal aprovou o PL ontem.

 

RETIRADOS DA PAUTA

Dois projetos que tratavam de alterações no Instituto de Previdência do Município de Uberaba (Ipserv) foram retirados da pauta. Um altera a alíquota de contribuição dos servidores públicos municipais, que hoje é de 11%. A proposta inicial é de passar para 14%. O outro projeto altera o pagamento de benefícios previdenciários de aposentadorias e pensão por morte.

 

ISENÇÃO DE IPTU

Proposta do presidente Ismar Marão para alterar a Lei nº 4.388/89, que institui o Sistema Tributário do Município, acabou sendo arquivada e terá de ser refeita. De acordo com o Projeto de Lei número 04/2019, ficariam isentos do pagamento do IPTU proprietários de residências e comércios que fossem atingidos por enchentes.

 

INCENTIVO AOS ARTISTAS

Kaká Carneiro defende incentivo financeiro para artistas uberabenses. Ofício com esta solicitação foi encaminhado ao Secretário de Governo, Rodrigo Vieira. No documento, o vereador pede que a administração municipal envie esforços urgentes a Fundação Cultural de Uberaba, na tentativa de socorrer o setor cultural.

 

DELEGACIA VIRTUAL

O governador Romeu Zema (Novo) sancionou uma lei que autoriza a denúncia de casos de violência doméstica por meio da delegacia virtual do estado. Mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência são contemplados pelo texto, presente no Diário Oficial de sábado (23).

 

MÉRITOS

A inclusão é fruto de um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa em 30 de abril. A proposta, analisada em turno único pelos deputados estaduais mineiros, foi apresentada pela ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Marília Campos (PT).

 

FLEXIBILIZAÇÃO

O Governo de Minas Gerais recebeu manifestação de entidades financeiras que se dispuseram a renegociar a cobrança dos empréstimos consignados dos servidores durante o período da pandemia de Covid-19. Os empréstimos consignados são negociados pelos servidores diretamente com instituições financeiras, sem participação do Executivo, que apenas retém os valores para transferência direta aos credores.

 

AUMENTO DE SALÁRIO

O Senado aprovou nesta segunda-feira (25) a medida provisória 918/2020 que reestrutura cargos e funções da Polícia Federal e prevê reajustes ao topo da carreira do órgão. A proposta foi aprovada por 71 votos a favor e apenas um voto contrário, do senador Cid Gomes (PDT-CE), e segue agora para promulgação do Congresso Nacional.

 

COVID-19 NO STF

O exame realizado para detectar o novo coronavírus no presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deu resultado negativo, segundo boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira, 25. De acordo com a equipe médica que o acompanha, o ministro "apresentou melhora considerável e no momento encontra-se estável e respira sem ajuda de aparelhos". Ele será submetido a um novo teste nos próximos dias.

 

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários