Terça, 22 de Abril de 2025 09:56
(34) 3334-4440
Cidade Poéticas Rueiras

A VozIlê de Barbara Novais

Ilê!

12/04/2025 19h04 Atualizada há 1 semana
Por: Alessandro Dornelos
Barbara Novais por Renata Reis
Barbara Novais por Renata Reis

Barbara canta Xangô, Bárbara encanta Xangô, Bárbara enquanto Xangô é vozPedra, é VozTrovão que atravessa a alma, é ÁfricaIlê, é terreiro, é casa donde se entra descalço.

O concerto Ilê no Centro Cultural Cecília Palmério traz : 

Barbara Novais na voz , Hellen Ray no violino, Lucas Dutra no piano, Reginaldo Oliveira no saxofone/clarinete e Tarcísio Oliveira na percussão 

Barbara  Novais tem o ilê na voz. A música de concerto vira um aquilombamento de notas que ao certo não sei decifrar, mas sei nomear o que sinto na pele,  no organocorpo vivente.

Ver Barbara é ver a África entoar seu vissungo mais ancestral, é ver as melodias passadas de geração  em geração na continuidade de um continente que jamais aceitou ser cativo.

A voz de Barbara é enredo, é cantiga do Rosário, é ponto cantado nos terreiros de matriz africana, é gira de escutar com os olhos abaixados numa esteira trançada de ancestralidade professora.

Aprendo com Barbara a calar-me! O ilêCasa de Bárbara propõem que escutemos cada nota entoada desse caudaloso mar e força e extensão  vocal.

Com certeza esse concerto é uma reunião de ancestrais mortos e vivos, mundo visível e invisível  juntam-se para essa audição primorosa, vital aos nossos sem conserto. 

Gigante! Agiganta, tantas vozes num só ser há de ser uma oportunidade de aprendizado com o território africanidade de Barbara Novais.

Xangô não morre na voz de Barbara! 

A VozÁfrica é imorrível!

Barbara enquanto canto é encanto, encantaria dum profundo segredo decodificado em amor, vozes , resistência e aproximação das raízes afro-brasileiras. 

A vozIlê de Barbara nos acolhe,nos conduz, nos aquece, nos direciona os caminhos do entendimento  em quem realmente somos enquanto povo.

Quantos ancestrais estão vivos na voz de Barbara Novais? 

Se o racismo tece suas crueldades diárias sistematizando um Hinário de dor e mortandade, o pandeiro de Tarcísio,  as mãos  de Tarcísio, a caixa de Tarcísio, o prato de Tarcísio, o tambor de Tarcísio, a voz de Bárbara, a palavraBarbara enuncia uma encruza de fortalecimento de dias mais vindouros.

A voz de Barbara é prece, reza mandingueira, de abençoar nossas cabeças com a água fresca duma mina que corre nos quintas das MulheresRainhasRezadeiras dos nossos amanhã.

Obrigado!

Para conhecer Barbara: https://www.instagram.com/barbaranovaissinger/

Para conhecer Tarcisio Oliveira: https://www.instagram.com/tarc.oliveira/

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
MarianaHá 1 semana Montes Claros Esse concerto é maravilhoso!! Barbara é uma cantora e pesquisadora incrível e necessária para o mundo!
Bárbara NovaisHá 1 semana Uberaba/MGImensamente grata!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.