Com cerca de 300 moradores de rua, Uberaba tem adotado medidas voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua. Uma das ações é a busca ativa realizada pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Prefeitura de Uberaba, que vão a pontos de concentração de pessoas em situação de rua, com objetivo de oferecer acolhimento a essa população. A equipe conta com a parceria de outas Pastas e autarquias e geralmente encaminham pessoas para unidades de acolhimento institucional cofinanciadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A equipe lembra que procura construir vínculos e oferecer caminhos para que essas pessoas possam sair das ruas, respeitando-se a individualidade e os direitos de cada um. Também destaca que o trabalho é realizado diariamente, sempre procurando pontos de maior concentração destas pessoas nesta condição.
E orientam: “ao ver uma pessoa em situação de rua, a população pode acionar a Abordagem Social pelo telefone (34) 99667-4451. A equipe atua diariamente nas ruas, tanto em forma de busca ativa quanto atendendo aos chamados via telefone. Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibiliza 211 vagas em organizações da Sociedade Civil (OSC) para o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) também oferece serviços a esse público, como atendimento psicossocial, inserção no CadÚnico, suporte para a regularização de documentos e encaminhamento para demais serviços assistenciais”, revelam.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 27°
Tempo limpo