Cidade

Doações ao Banco de Leite Humano de Uberaba cresceram entre abril e maio

O período apresentou números positivos para o Caism e para os bebês internados em UTI

03/06/2020 05h00
Por: Redação
Caism/Banco de Leite Humano de Uberaba segue em livre demanda durante a pandemia - Foto: Divulgação
Caism/Banco de Leite Humano de Uberaba segue em livre demanda durante a pandemia - Foto: Divulgação

O trabalho do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism)/Banco de Leite Humano de Uberaba segue em livre demanda durante a pandemia do coronavírus para orientação e doações de leite humano. Acesso específico para o Banco de Leite foi providenciado, para isolá-lo do restante da estrutura do Caism e evitar contato entre as pacientes e riscos de contaminação.

O período apresentou números positivos para o Caism e para os bebês internados em UTI cujas mães não conseguem amamentar. Segundo a responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, até 28 de maio, o Banco contabilizava 30 litros no estoque, frente a 17 litros em abril. Neste dia, eram 43 doadoras cadastradas no Caism e o serviço havia feito a coleta na casa de 28 doadoras. "Tivemos aumento no volume de doações de março para abril, em relação a fevereiro para março, e isso nos ajudou no estoque. Acreditamos ser devido ao fato de as mães estarem mais tempo em casa, devido à pandemia. O mês de maio não foi contabilizado completamente, pois temos bastante leite para pasteurizar ainda, mas já verificamos aumento também", destaca. 

Márcia explica que as normas técnicas de segurança seguidas são rígidas tanto por quem trabalha no Banco de Leite quanto para utilização do produto (leite). "Entra apenas uma mulher por vez, observadas todas as medidas de higienização entre os atendimentos e a equipe utiliza os Equipamentos de Proteção Individual, EPIs", esclarece a responsável técnica.

O ambulatório permanente de manejo em aleitamento materno do Caism auxilia mulheres em caso de dúvidas, dificuldades ou insegurança sobre qualquer assunto relacionado ao aleitamento, incluindo orientações sobre o desmame e sobre a doação. O Caism fica na avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante. O contato também pode ser feito pelo telefone 3332-0559.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários