Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

05/06/2020 05h00
Por: Redação

CONVENÇÃO VIRTUAL

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou ontem, por unanimidade, a realização de modo virtual das convenções partidárias para a escolha dos candidatos nas eleições municipais deste ano, tendo em vista as recomendações de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

PRÉ-CAMPANHA

A indefinição sobre a data das eleições municipais de 2020 não impediu que os pré-candidatos dessem início à campanha eleitoral mesmo fora do período oficial. Nas últimas semanas, as redes sociais foram inundadas por vídeos, artes e publicações impulsionadas pelos pré-candidatos. Apesar dos gastos serem permitidos, não há prestação de contas sobre a pré-campanha, o que afeta a transparência das eleições.

 

PRECEDENTE DE VÁRZEA PAULISTA

‘O precedente de Várzea Paulista’ é conhecido como a decisão permite a realização de pré-campanha, ou seja, tudo que é permitido na campanha também é possível pré-campanha.

 

DIFERENÇA

A principal diferença é que o candidato não pode pedir explicitamente votos durante a pré-campanha, conforme a legislação eleitoral. De acordo com o Ministro Fux, a única exigência determinada no “precedente de Várzea Paulista” é que os gastos com ações de campanha e de publicidade antes do período oficial sejam moderados e compatíveis com os gastos do “candidato médio”.

 

PRÉ-CANDIDATOS

O PSL/PSD insiste na candidatura do deputado estadual Heli Andrade, o que possui oposição de grupos dentro do governo em decorrência da influência do secretário Executivo do Ministério da Agricultura Marcos Montes sobre Heli Andrade, e na certeza de não cumprirem acordos firmados.

 

PRÉ-CANDIDATOS 2

O deputado Franco Cartafina entregou a coordenação da pré-campanha de Daniel Cecilio pelo PP/Podemos à Rodrigo Mateus, que vem realizando o trabalho de base com Daniel Cecilio, apresentando todos os pré-candidatos a vereadores dos partidos, criando corpo dentro do próprio grupo, para depois articular com os demais.

 

BATENDO CABEÇA

Depois de Guaritá jogar a toalha, os pré-candidatos a vereador do Democratas estão em crise, batendo cabeça, muitos querendo abandonar o jogo, alguns estão sustentando que o vereador Almir Silva, deve apresentar sua pré-candidatura a prefeito pelo Democratas.

 

MDB UBERABA

O partido do prefeito Paulo Piau ainda, continua indefinido, uns sustentam que Jammal deva ser candidato a prefeito, outros defendem o nome de Luiz Humberto Dutra, outra ala, busca indicar Luiz Medina como vice na chapa do PSL. A verdade é que todos querem a definição do prefeito.

 

PSDB

Com uma boa chapa de vereadores para as eleições deste ano, o PSDB de Uberaba mantém a pré-candidatura da delegada Sandra Wazir, podendo naufragar o barco antes de sair do porto, uma vez que Sandra Wazir é cotada para assumir a Delegacia Regional de Uberaba.

 

DESISTINDO

Depois da Justiça Eleitoral reconhecer a filiação do ex-deputado Lerin no PDT Uberaba a candidatura do empresário Roberto Veludo, desacelerou, muitos sustentam que Veludo desistiu da candidatura, anunciada como de oposição ao prefeito Paulo Piau, mesmo possuindo “grandes contratos com a administração municipal”. 

 

CULPA DO TONY

O casamento do Tony Carlos com o empresário J. Junior parecia ser uma loucura, contudo, a aceitação popular coloca o jornalista como o favorito para ganhar as eleições. J. Junior, vem conversando com diversas lideranças visando agregar apoio político e empresarial à candidatura de Tony.

 

PATRIOTA

Sob a coordenação de Alexandre de Pádua e Paulo Pires, Antônio Neto busca consolidar apoios empresariais e políticos para dar corpo à sua campanha. Antônio pode ser a surpresa no processo eleitoral.

 

ONDE ESTÁ ELISA?

Articuladores do Solidariedade confessaram a coluna BASTIDORES, que acreditam na prorrogação das eleições, por tais motivos, vem poupando Elisa Araújo, para não receber pedradas, acreditando que Elisa está no segundo turno esperando quem irá disputar com ela.

 

ESCLARECIMENTOS

Um empresário e 2 ex-secretários municipais foram ouvidos durante o dia de ontem na sede da Polícia Federal em Uberaba. Segundo informações passadas a coluna BASTIDORES, os investigados foram questionados quanto a movimentação financeira, de acordo com os informantes, os esclarecimentos foram prestados com riqueza de detalhes pelos investigados e demonstrando a inexistência de qualquer ato lesivo ao erário público.

 

VAZAMENTO

O processo investigatório corre em segredo, contudo, cópia do inquérito circulou nas redes sociais, imediatamente Dr. Jacoob Estevam solicitou a abertura de outro inquérito para apurar a responsabilidade do ato. Segundo Jacoob, uma das fotos, traz o endereço eletrônico do google drive, o que facilita o rastreamento.

 

Aviso

Adversário político do governo jogou um balde de água fria nos aliados que já contavam vantagens no processo eleitoral. Segundo ele, quem pensa que as saídas ou permanências de secretários e servidores do governo Piau estão relacionadas à operação da PF, estão enganados. “com exceção dos envolvidos, a movimentação restante foi feita exatamente da forma que havia sido combinada. Não se enganem”.

 

Só curte, mas não vota

E disse mais: Que em uma época turva e de total insegurança, quem vai querer amadores ou pessoas com pouca experiência para passar pelas dificuldades que estão sendo projetadas para os próximos anos? “O povo já sabe o que não é sair do lugar com os governos do Estado e Federal. De gente sem noção, sem história e que gosta de causar na internet, o povo vê todo dia e só deixa a curtida, deixar voto é outro coisa”.

 

Fundo do poço

Para o político, ninguém quer ser governado por quem não conhece o mínimo de uma constituição e das esferas de Poder do país. Se para quem já tem conhecimento, sair do fundo do poço não será fácil, imagina para quem não entende nada de governança, de gestão e não tenha o mínimo de conhecimento político para acessar os locais onde estão os projetos e recursos no Estado e na União.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários