Banner prefeitura Covid
Artigo

Fulvio Ferreira

Empresário

Reflexões

ReflexõesArtigos diários

10/06/2020 05h00
Por: Redação

CDL UBERABA 40 anos

No dia 10 de junho de 1980 um grupo de empresários se reuniu com um mesmo propósito.

A intenção era criar uma entidade cujo foco fosse oferecer um banco de dados com informações sobre o histórico de cada cliente. Nascia ali o Clube de Diretores Lojistas de Uberaba, o CDL.

No início dos anos 1980 computador era mais raro do que automóvel em 1910. Então o início do CDL foi manual, naquelas fichas onde se anotava a data e em qual loja o cliente havia comprado. Funcionava desta maneira: o cliente chegava na loja e, após escolher a mercadoria, fazia uma ficha cadastral onde informava ao lojista o seu nome, data de nascimento, números do CPF e RG, endereço, local de trabalho e em quais lojas já havia comprado fiado, isto é, onde já havia comprado a prazo. Em seguida o vendedor ligava no CDL para saber o resumo do histórico do cliente. A atendente anotava o nome do cliente e ia até o grande fichário que foi aumentando dia-a-dia. De posse da ficha ela confirmava alguns dados e informava que o cliente tal possuía passagem pelas lojas x, y e z.

Com o tempo este serviço de consulta foi se profissionalizando, houve a informatização e posteriormente a unificação dos Bancos de Dados de todas os CDL's no SPC - Serviço de Proteção ao Crédito. Atualmente o SPC possui 180 milhões de CPF's cadastrados e 26 milhões de CNPJ's e alcança o incrível número de 50 milhões de consultas realizadas por mês, isto equivale dizer, 19 consultas por segundo em todo o país.

O início do CDL Uberaba foi muito difícil. Os comerciantes viam com muita desconfiança aquela nova entidade. Os primeiros diretores e presidentes sofreram preconceitos, perseguições e até uma ação judicial. Com o tempo essas diferenças e situações foram sendo superadas ao mesmo tempo que os serviços ficavam mais relevantes aos empresários. 

À medida que o CDL Uberaba crescia e se despontava, ele se aproximava da Federação que unia os CDL's de todo o estado de Minas Gerais e também da Confederação, Entidade de nível nacional. Numa visão maior, buscando aumentar o campo de atuação, os Clubes de Diretores Lojistas mudaram oficialmente suas nomenclaturas para Câmara de Dirigentes Lojistas, surgiu assim as CDL's.

No final da década de 90 a CDL Uberaba realizou o "sonho da casa própria". Conseguiu edificar, com o auxílio do Poder Público municipal, a sua bela e imponente sede próximo ao Estádio Uberabão.

Com o aumento da concorrência, com a normatização das relações consumeristas através do Código de Defesa do Consumidor e com estabilização da economia, a CDL enxergou a grande necessidade de levar informações aos empresários e suas equipes. Deu-se início a época onde muitos cursos, palestras e workshops foram realizados com o intuito de capacitar e reciclar todos que estavam envolvidos com a cadeia comercial da cidade; atendimento, crédito, cadastro e cobrança, gerência e rotinas trabalhistas e administrativas são os principais eixos de aprendizados. Como a geração de conhecimento é cada vez maior, é imprescindível que todos aumentem os seus conhecimentos buscando sempre a profissionalização.

A CDL chega à maturidade completando 40 anos. Possui como patrimônio o seu nome que carrega cerca de 2 mil empresas, a maioria varejista, vendas e prestação de serviços.

A CDL Uberaba foi construída por homens e mulheres, sejam presidentes, diretores ou colaboradores, que sempre dedicaram seus tempos e talentos a edificação desta Entidade que é referência, que sabe construir relações de amizade e de parceria com outras Entidades, com o Sistema S e também com os poderes constituídos. 

A CDL Uberaba chega aos 40 anos rica em talento, rica em serviços e rica em associados se colocando entre as 10 maiores CDL's do país, fora as capitais.

É um orgulho fazer parte deste Clube que cresceu e se fortaleceu sempre buscando a capacitação de todos para que, juntos, possamos fazer com que as empresas de Uberaba e todos que as compõem, tenham o melhor atendimento possível pois tudo que fazemos é para você, o foco final das nossas ações, o cliente!

Parabéns CDL Uberaba!

Que venham os próximos 40 anos!

Sucesso!

 

Fulvio Ferreira - Empresário, palestrante e treinador de equipes. Presidente da CDL Uberaba entre 2010 e 2012 e entre 2016 e 2018.

www.fulvioferreira.com.br

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários