Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

13/06/2020 05h00
Por: Redação

Blanc de blanc e Blanc de Noir

Como já disse por aqui algumas vezes, nestes tempos de pandemia, uma das coisas que tem trazido um certo relaxamento e prazer é o consumo de vinho. E ao que parece esta bebida   tem sido a preferida para aliviar a tensão (natural), deste momento sombrio, angustiante e de incertezas, que afinal, nos impõe uma “clausura” obrigatória!

Os números de vendas de vinho via e-commerce, e mesmo nos supermercados, cresceram 39%, se comparado ao mesmo período de 2019. Claro, que com isso, também cresceu o interesse por informações sobre o mundo do vinho, seus estilos, história, harmonizações e curiosidades.

 Agora, com a comemoração do Dia dos Namorados, um jantar à dois em casa, pede como nunca, um vinho para incrementar o clima e fazer deste momento o mais romântico e atraente possível!

E quando pensamos em romantismo, parece que o vinho é a melhor pedida mesmo! E dos estilos, um espumante é o que mais nos convida a este clima. Então hoje, vou falar um pouco sobre espumantes, em especial, sobre uma informação contida nos rótulos destes. Além de conter se é um espumante Nature, Extra-Brut, Brut, Sec ou Seco, Demi-Sec e Doce, uma outra informação é se é Blanc de Blanc ou Blanc de Noir! Mas afinal o que é isso?  E qual a diferença para um champagne (espumante) tradicional? Então vamos à leitura, desejando a todos um romântico e feliz Dia dos Namorados!  

 

Champanhe tradicional

O champanhe que é produzido no método denominado Champenoise (tradicional) utiliza-se três variedades principais de uvas: Chardonnay (branca), Pinot Noir e Pinot Meunier (tintas). Assim sendo a maioria dos champanhes será uma mistura dessas variedades de uvas e você não verá nenhuma menção ao Blanc de Blanc nem ao Blanc de Noir em seu rótulo. No entanto, algumas casas terão vinhos espumantes, com essas menções.

 

O que é Blanc de Blanc? 

Nos rótulos de espumante Cremant (França), Cava (Espanha) Espumoso (Argentina), Sket (Alemanha), Franciacorta (Itália), na maioria das vezes, encontraremos a informação se é Blanc de Blanc ou Blanc de Noir. Resumindo, podemos dizer que Blanc de Blanc, em francês significa literalmente branco de branco. Neste caso, o Blanc de Blanc é feito exclusivamente a partir de variedades de uvas brancas, que na região de champagne é com a uva Chardonnay.

 Muitos produtores de espumantes ao redor do mundo acabam seguindo Champagne e produzindo Blanc de Blanc também, e somente com Chardonnay, ou com cortes baseados nessa variedade, como:  Chardonnay com Colombard, com Gros Manseng ou com Ugni Blanc.

 

Blanc de Noir

Veja bem, tanto a Pinot Noir quanto Pinot Meunier, são castas usadas na produção de Champanhe e são variedades de uvas pretas. O que significa que elas normalmente seriam usadas para produzir vinhos tintos tranquilos. Mas elas também podem ser usadas para produzir vinho branco. Afinal, a polpa e o suco das uvas usadas para produzir vinho são brancas! Por exemplo: o suco e a polpa de uma uva Merlot é branca e do Syrah também!

O que torna a cor de um vinho tinto, é deixar as peles das bagas, que são pretas (ou vermelhas) em contato com o suco branco. Lentamente, as peles vão liberar cor e transformar o suco branco em rosa e depois vermelho. Isso significa que, se você não deixar as peles em contato com o suco, obterá vinho branco. E é isso que é um Blanc de Noirs: um vinho branco feito a partir de castas pretas.

 

Diferenças na Harmonização

Normalmente, os Blanc de Blanc de Champagnes, feitos, basicamente, com a uva Chardonnay, são mais límpidos e mais minerais. Enquanto os Champagnes do Blanc de Noirs, serão mais encorpados e redondos. Geralmente, a frescura do Blanc de Blanc o torna um vinho de aperitivo e perfeito para ser saboreado com pratos delicados, como frutos do mar, culinária oriental. O Blanc de Noirs, por ter mais corpo, é mais adequado para ser saboreado com pratos como canapés quentes e até com pratos principais, como aves e suinos.

 

Dica de Vinhos

Produtor: Vinicola Geisse Ltda

Estilo: espumante Brut Blanc de Noir

Uva: Pinot Noir

Volume:750 mL

Região: Pinto Bandeira/RS

Método Elaboração: Tradicional

Tempo de Amadurecimento: 30 meses

Graduação Alcoolíca: 12,5%

Temperatura Serviço: 4 a 8 *C 

Descrição: Um espumante com muita estrutura, altamente gastronômico, para harmonizar desde os mais simples aos mais sofisticados pratos. Um vinho único

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários