Eventos

Coluna social

Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

13/06/2020 05h00
Por: Redação
Love´s in the Air. As comemorações do Dia dos Namorados e as homenagens a Santo Antônio, em tempos de pandemia, aquecem o fim de semana, de forma diferente, com a mesma fé e amor...
Love´s in the Air. As comemorações do Dia dos Namorados e as homenagens a Santo Antônio, em tempos de pandemia, aquecem o fim de semana, de forma diferente, com a mesma fé e amor...

Valentine’s Day...

... Ou “Dia de São Valentim”, comemorado na data de 14 de fevereiro, conquistou maior popularidade a partir dos Estados Unidos, apesar de São Valentim ter sido um sacerdote italiano. Valentim foi condenado à morte, por defender o direito de soldados do império romano se casarem. Ele viveu na Itália  no  século III e foi contra a determinação do Imperador Romano, Claudio II, que proibiu o casamento dos seus soldados, acreditando que aqueles que tinham uma união estável eram piores em combates. Valentim resolveu então, realizar o  casamento dos soldados  em segredo, sendo  descoberto e preso. Na prisão ele se apaixonou por uma mulher, para quem escrevia cartas de amor, assinando “do seu Valentim”. Segundo consta, surgiu daí, o gesto que inspira os casais enamorados em todo o mundo, nas comemorações: “ Valentine´s Day”. A data é comemorada em diversos países do mundo, como o Canadá, Itália, Reino Unido, Suécia, Japão e México, entre outros.

 

No Brasil...

... o “Dia dos Namorados” é comemorado na data de 12 de junho, homenageando também Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. A ideia da comemoração em nosso país, possui ainda uma grande importância para o comercio varejista. A data de 12 de junho foi idealizada pelo publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. O então dono da agência Standart Propaganda, foi contratado por uma empresa comercial para melhorar o resultado das vendas no mês de junho, que até então, eram   muito fracas. A comemoração teve como modelo o sucesso das vendas do Dia das Mães. A instituição do Dia dos Namorados em nosso país é portanto, mais uma data do ano, para a troca de presentes em homenagem à pessoa amada. Em nossa cidade, em tempos de Pandemia, a campanha do  Shopping Uberaba, tendo como referência os signos do zodíaco, para a escolha dos presentes, acertou em cheio, com dicas e sugestões que continuam fazendo sucesso entre os casais apaixonados. 

 

Alice...

... Quem está na maior felicidade pela chegada da primeira netinha é a empresária Adriana de Oliveira Lyrio Andrade e o seu marido Carlos Humberto Andrade. A princesinha Alice, filha do casal Marina Lyrio de Andrade e  Thiago Gerolim Pacheco nasceu no início da semana, trazendo, também a maior  emoção e felicidades para os seus pais, familiares e amigos. Parabéns...

 

Luiz Henrique...

... Quem também comemora a chegada do primeiro herdeiro é a médica Marina Dayrel Silveira (Nina) e o empresário do setor do agronegócio em Coromandel,  Luiz Eduardo da Silveira (Dudu). No dia 8 de junho, nasceu em Uberlândia, o aguardado Luiz Henrique Dayrel Silveira. O esperado Baby completou a felicidade dos seus pais, Dudu e Nina, dos seus avós e demais familiares que também  residem  em  Coromandel.    

 

“Drive in”...

... O circo Khronos instalado em nossa cidade na avenida Maranhão, esquina com a av. Pedro Salomão, apresenta todas as noites, com todo o conforto e segurança, para o público um belo e variado  espetáculo circense, no formato “Drive In”. Estas s apresentações foram viabilizadas graças ao apoio de vários segmentos da comunidade uberabenses, que sempre colaboram com aqueles que mais precisam, especialmente nestes tempos difíceis  de pandemia. O Drive in do circo Khronos é mais e um exemplo  de sucesso da solidariedade e apoio  dos uberabenses.  Um dos grandes apoiadores do Circo Khronos é o solidário presidente da Academia de Letras do Triangulo Mineiro ALTM,  Engenheiro João Eurípedes Sabino. No espetáculo da noite da última quarta-feira, tendo como convidados especiais os representantes da mídia e imprensa local, a equipe daquele  circo, mais um vez agradeceu e homenageou os uberabenses através do engenheiro João Eurípedes Sabino que, no final do espetáculo,  foi convidado e subiu ao palco. Naquela oportunidade Sabino homenageou também a grande família do circo Khronos, oferecendo a eles, um presente símbolo de Uberaba a “Pomba da Paz”, que aquele engenheiro, analisou e visualizou através do mapa e traçado de algumas ruas de nossa cidade. 

 

O Mapa e Desenho...

...Segundo João Eurípedes Sabino o mapa da cidade de Uberaba/MG, contém a figura da “POMBA DA PAZ” formada por sete ruas com um perímetro de 7km. Tudo começou no ano de 1926, com a implantação da ferrovia Centro Oeste. A figura surgiu sem uma concepção urbanística intencional. A cidade de Uberaba tem 7 colinas e o seu nome é composto por 7 letras. O desenho permanece intacto, no seu interior vivem 40 mil pessoas. Para  o engenheiro João Eurípedes Sabino “uma ave foi desenhada no chão bruto, sem qualquer projeto urbanístico. É interessante lembrar que a carência de equipamentos de engenharia naquela época, nos anos de 1920, contou apenas com a participação direta das mãos do homem, combinada com a rusticidade e força dos burros, cavalos e bois (...) E mesmo assim ganhamos a POMBA DA PAZ! Sabino visualizou a figura da ave já delineada pela expansão imobiliária no mapa de Uberaba, no ano de 1966” (Engenheiro Civil e de Segurança João Eurípedes Sabino, 2008).

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários