Maria das Graças Salvador
Depois de sete anos sem eleições internas para o comando nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) prepara eleições diretas para escolher o presidente do partido, nacional, estaduais e municipais, que já completou 45 anos de existência.
Faltando menos de 2 meses para a eleição unificada à presidência e aos diretórios estaduais e municipais do PT, o Processo de Eleição Direta 2025 (PED 2025) está movimentando em todos os níveis.
Em Uberaba 3 candidatos disputam a presidência do Diretório Municipal: Leo Ismar de Paula Moreira, da Chapa Mudança Já; Roberto Matos Nogueira Pitta e Wolnei Cápolli Dias.
Em Minas Gerais serão cinco candidaturas: Dandara Tonantzin Silva Castro; Esdras Juvenal de Queiroz; Juanito Alexandre Vieira; Marilene Alves de Souza – Leninha e Ricardo Augusto da Costa Campos.
E para a presidência nacional do PT, 5 candidatos de perfis distintos disputam o cargo: Edinho Silva, Valter Pomar, Romênio Pereira, Rui Falcão e Washington Quaquá. A corrida, no entanto, tende a se polarizar entre o deputado Rui Falcão (SP) e o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva.
As eleições serão realizadas em todos os Diretórios Municipais no dia 6 de julho, das 9h às 17h, em 1º turno, considerando os fusos horários de cada região. Filiados no exterior também poderão votar para a Chapa Nacional e Presidência Nacional. O 2º, se necessário, será no dia 20 do mesmo mês.
Em Uberaba, o lugar de votação será na Câmara Municipal, na praça Rui Barbosa, 250, Centro.
O partido diz contar com quase 3 milhões de filiados. Poderão participar da votação todos que aderiram à legenda até 28 de fevereiro de 2025. Nos pleitos anteriores, realizados em 2017 e 2019, a atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi eleita e reeleita presidente do PT com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de votação híbrida.
Gleisi Hoffmann comandou o PT de julho de 2017 a março de 2025, quando deixou o cargo para virar ministra de Lula. Desde que entrou no governo, Gleisi não se envolveu publicamente na disputa interna pela sua sucessão no PT, apesar de ser incensada por Quaquá. Atualmente, o partido é presidido interinamente pelo senador Humberto Costa (PE), alinhado a grupos da CNB que resistem a Edinho Silva.
O processo de escolha dos novos presidentes nacional e dos diretórios estaduais e municipais será concluído em julho, e o resultado vai influenciar a montagem das chapas para as eleições de 2026, que incluem as disputas pela Presidência da República, pelo governo de Minas, duas vagas ao Senado e o Legislativo estadual e federal.
Vale lembrar que quem quiser acompanhar as eleições do PT, basta acessar o https://ped2025.pt.org.br/ que é o endereço oficial do PT para o PED 2025 e com todas as candidaturas pelo Brasil.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 27°
Tempo nublado