Domingo, 22 de Junho de 2025 20:28
(34)99210-4372
Cidade Cidade

Gol suspenderá voos em Uberaba a partir de junho e Aciu publica Nota de Repúdio

Gol suspenderá voos em Uberaba a partir de junho e Aciu publica Nota de Repúdio

16/05/2025 04h00
Por: Redação
Justificativa de “ajuste de malha aérea” pela Gol não convence e Aciu publica nota de repúdio e pede mobilização por parte de autoridades e sociedade
Justificativa de “ajuste de malha aérea” pela Gol não convence e Aciu publica nota de repúdio e pede mobilização por parte de autoridades e sociedade

A Gol Linhas Aéreas informou a suspensão da operação em Uberaba. A companhia aérea justificou a medida como “ajuste de malha aérea” e não confirmou data para a retomada dos voos operados no Aeroporto Mário de Almeida Franco. No site de vendas de passagens aéreas da Gol e mesmo nos meses anteriores, como março e abril, já não é mais possível encontrar nenhum voo partindo de Uberaba.
A Gol Linhas Aéreas confirmou a suspensão da operação no Aeroporto de Uberaba, justificando ajuste de malha aérea. Segundo a companhia, os clientes impactados serão notificados e reacomodados em outros voos de/para Uberlândia. A Gol ainda reforçou que é possível optar pelo reembolso integral ou crédito para uso futuro.
Por fim, a companhia alerta que os clientes que adquiriram bilhetes de viagens da GOL de/para Uberaba a partir de 01/06/2025 por meio de agências de turismo devem acionar seus contatos nestas empresas para realizar as tratativas. “A Companhia seguirá todas as diretrizes da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e coloca seus canais de atendimento à disposição neste link“, finaliza a nota.
Até então, a Gol Linhas Aéreas operava três voos por semana para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e completaria dois anos em Uberaba em maio, em um Boeing 737 com capacidade para até 186 lugares. Vale lembrar que no início deste ano, foram iniciadas as negociações de fusão entre a Gol e a Azul Linhas Aéreas, que também opera voos em Uberaba. A expectativa é que a proposta seja julgada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Aena Brasil se posicionou sobre o assunto, com a seguinte nota: “A Aena seguirá firme no seu trabalho de ampliação da oferta de assentos nos aeroportos em que atua, seja pelo incremento do número de voos, pela busca por novas rotas e por operações em aeronaves maiores. A concessionária mantém contato com os principais operadores do país, representantes de governos e com o trade turístico local. Além disso, para atrair novos voos, a empresa também dispõe de programas de incentivo que premiam as companhias aéreas pelo aumento do número de embarques em seus aeródromos”.

Aciu – A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) publicou nessa quinta-feira (15) Nota de Repúdio à decisão da Gol Linhas Aéreas pela suspensão dos voos em Uberaba. A previsão da empresa é suspender a ligação entre Uberaba e São Paulo, por meio do aeroporto de Congonhas, a partir de 1º de junho.
A presidente da Aciu, Lídia Prata, destaca que a descontinuidade do serviço traz prejuízos à cidade, especialmente para o setor corporativo e o turismo, que dependem da agilidade no transporte aéreo. “Vimos com indignação a justificativa de ajuste na malha aérea, já que os números comprovam a viabilidade dos voos em nossa cidade”, disse. Na nota divulgada, a Aciu destaca a quantidade de passageiros que utilizou a companhia aérea no último ano, apontando índice de 86,72% de ocupação.
A Aciu também conclama as demais entidades representativas e a população em geral a se unirem em defesa da reconsideração desta decisão.
“Esta medida, justificada pela companhia como um "ajuste de malha aérea", gera profunda preocupação e indignação, considerando o impacto negativo na conectividade e no desenvolvimento econômico de nossa cidade e região”, diz a nota.
“De acordo com dados da Aena Brasil, esta rota transportou 32.088 passageiros, entre março de 2024 e março de 2025. Considerando 6 voos semanais, divididos entre ida e volta, tivemos um número de viagens anual nesta rota de 288 voos. Levando em consideração os 32.088 passageiros que realizaram uma das rotas no último ano, teríamos uma ocupação de aproximadamente 111,4 passageiros por trecho, ou seja, 86,72% de ocupação. Estes números refutam a alegação de baixa demanda. Por outro lado, ressaltam o prejuízo que a descontinuidade do serviço traz, especialmente para o setor corporativo e o turismo, que dependem da eficiência e agilidade no transporte aéreo”, continua a nota.
E finaliza: “A Aciu reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico de Uberaba e reitera sua disposição de colaborar com o Poder Público para, juntos, construirmos alternativas que beneficiem toda a população. Conclamamos as demais entidades representativas e a população em geral a se unirem em defesa da reconsideração desta decisão por parte da GOL”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.